Categoria: Superbike
|
16 de maio de 2010 15:59

Michel Fabrizio vence em Kyalami

O italiano Michel Fabrizio da Ducati foi o grande vencedor da primeira prova da rodada dupla de Kyalami da Superbike. Largando na quarta colocação, o piloto pulou direto para a ponta da prova de onde não mais saiu, até o fim da prova, quando faturou a vitória. Atrás de Fabrizio aparecia o o espanhol Carlos Checa da equipe satélite da Ducati e o inglês James Toseland da Yamaha. Cal Crutchlow da Yamaha, que largou na pole, caiu para a oitava posição.

Após a terceira volta Fabrizio e Checa conseguiram escapar um pouco enquanto a briga pela terceira posição pegava fogo entre Toseland e Leon Haslam, da Suzuki. Um pouco mais atrás, o italiano Max Biaggi, vencedor das duas etapas de Monza, passou o inglês Jonathan Rea da Honda e assumiu sexta posição. Crutchlow acabou indo junto com o Biaggi e deixou o Rea para o oitavo posto.

O australiano Troy Corser, da BMW, que conseguiu o primeiro pódio da montadora na etapa passada em Monza, começou a esboçar uma reação na prova e na quarta volta ultrapassou o tcheco Jakub Smrz da Ducati e assumiu a nona posição. Na sétima volta foi a vez de Rea ser ultrapassado pelo Corser, na briga pelo oitavo posto.

Na oitava volta os companheiros de equipe, que brigavam pela quinta posição, trocaram de posição: Biaggi forçou e conseguiu a ultrapassagem em cima de Leon Camier e pulou para quinta posição e começou a perseguição a Leon Haslam. Na décima volta a situação entre os líderes era a seguinte: Fabrizio – 1.2s – Checa – 3.6 – Toseland.

No fim da 11ª volta Toseland cometeu um pequeno erro e foi ultrapassado pelo Haslam na briga pela terceira posição. Biaggi, que vinha atrás, encostou em Toseland e deram início a disputado pelo quarto lugar. A briga pegou fogo por duas voltas, com Biaggi passando e levando o “xis” até que Biaggi conseguiu sacramentar a ultrapassagem.

Depois da metade da prova, Corser perdeu as duas posições que havia ganhado no começo ao ser ultrapassado por Smrz e Rea e voltou para a 10ª posição. Faltando três voltas aconteceu uma briga curiosa: Camier, que estava sofrendo para passar Toseland, enfim conseguiu a ultrapassagem. O fato é que o Rea, que vinha atrás, aproveitou-se da briga e passou os dois de uma vez e pulou se sétimo para quinto.

No fim Michel Fabrizio venceu com facilidade, praticamente de ponta a ponta, já que na largada assumiu a ponta. Completaram o pódio da etapa o espanhol da Ducati privada, Carlos Checa e o inglês Leon Haslam da Suzuki.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.