Após segunda morte em 2019, Prefeitura suspende corridas de motos em Interlagos por 60 dias

A Prefeitura de São Paulo divulgou um comunicado nesta quarta-feira suspendendo as corridas de motocicletas no Autódromo de Interlagos por 60 dias – depois da morte de Danilo Berto no último domingo (26) durante etapa do SuperBike Brasil – até “que os promotores e organizadores dos eventos apresentem novas garantias de segurança, como vistorias em equipamentos e motos, certificação dos pilotos, medidas de resgates e relatório de bafômetro, entre outras exigências”, diz a nota.

Berto foi o quinto piloto da SuperBike Brasil a morrer em menos cinco anos durante o evento – o segundo em 2019 – depois de perder o controle de sua moto na curva do Pinheirinho. Mauricio Paludete morreu no ‘S do Senna’ no começo de abril. Em junho de 2018, a vítima foi Rogério Munuera, também na famosa curva 1 de Interlagos. Em 2017, Sérgio dos Santos morreu depois de chocar-se contra as proteções na Curva do Sol. Goiânia também viu uma vítima fatal durante uma etapa do SBK Brasil. João Carlos Sobreira, o Joãozinho Treze, morreu depois de passar reto na curva 1 do circuito goiano, em outubro de 2015.

Em nota, a Prefeitura ressalta que, após a morte de Berto, “decidiu suspender preventivamente, por 60 dias, todos os eventos de motociclismo naquele local. Só serão permitidos eventos de passeio, com velocidade controlada e sem caráter competitivo”.

Segue lembrando do acidente fatal de Paludete em abril, e cita que após a morte do piloto “já havia exigido dos organizadores – além das obrigações prévias de segurança, previstas no contrato e no padrão Federação Internacional de Motociclismo (FIM) – um Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por um engenheiro responsável, avaliando a segurança da pista para cada prova”.

O Ministério Público de São Paulo também entrou no mérito e Renato Davando, promotor de justiça de São Paulo, foi designado pelo para participar da apuração das causas do acidente de Berto.

A organização da Superbike emitiu uma nota, comunicando o cancelamento da etapa que seria realizada no dia 16 de junho, também em Interlagos. Confira na íntegra:

“A Organização do SuperBike Brasil vem por meio desta comunicação informar que a próxima etapa da temporada 2019, inicialmente marcada para o dia 16 de junho de 2019 no Autódromo de Interlagos – São Paulo está adiada.

O adiamento se dá em razão dos últimos acontecimentos onde a Organização entende ser importante uma profunda reflexão e análise do que mais pode ser feito para aumentar a segurança para os pilotos, além das inúmeras ações que já vinham sendo implementadas nos últimos anos.

“Tal análise pretende trazer todos os envolvidos na realização das provas, e, a partir daí, apresentar uma agenda propositiva incluindo todas as oportunidades de melhoria, sejam elas inerentes ou não ao escopo de atuação da Organização do SuperBike Brasil. Em breve a Organização emitirá novos comunicados.”

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE BERLIM | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 10ª etapa:

 

Lucas di Grassi comenta VITÓRIA no ePrix de Berlim 2019 – Fórmula E:

 

STOCK CAR 2019 | Goiânia | MELHORES MOMENTOS (4ª e 5ª etapa):

 

WILSINHO FITTIPALDI e seu “ADEUS” para NIKI LAUDA:

 

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

 

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: