O TCR South America completou suas primeiras nove etapas e, como indica o regulamento, agora serão realizados os três descartes obrigatórios antes da definição do título no autódromo de Rosario (Santa Fe).
Os três piores resultados de cada piloto foram descontados para a última etapa e agora restam cinco com chances de serem campeões na temporada 2024 da categoria sul-americana.
Juan Manuel Casella, Pedro Cardoso, Raphael Reis, Juan Ángel Rosso e Matías Rossi são os cinco que matematicamente ainda tem possibilidades para conquistar o título. Entre os pontos descartados, quem mais se beneficiou foi Rossi, que desconta apenas um tento e isso ainda o mantém com chances de campeonato.
O uruguaio da Squadra Martino é o líder do campeonato com 405 pontos, após os descartes das duas corridas no Velocitta (11 e 18) e da segunda prova do Kumho FIA TCR World Tour em Interlagos (0). A particularidade do caso é que o piloto do Honda Civic #60 não pôde descartar o zero da primeira etapa porque foi sancionado com a exclusão do evento. O regulamento informa que não se podem descartar etapas onde houve exclusão por técnica ou esportiva.
Por sua vez, o brasileiro Cardoso perdeu a ponta do torneio na última etapa de Termas de Rio Hondo. A sanção por irregularidade no sistema de largada o deixou segundo com 392 pontos. O piloto do Peugeot 308 #43 descartou as corridas 2 de Cascavel, Interlagos e Villicum (0, 11, 0).
Reis e Rosso descartaram dezesseis e treze pontos, respectivamente. O brasileiro ficou a 35 pontos de Casella e o argentino a 47. Ambos ainda estão com chances de conquistar o título, mas deverão ter um fim de semana quase perfeito em Rosario e esperar os tropeços dos dois primeiros. O último com possibilidades é o argentino Rossi, que deverá somar tudo e aguardar um milagre.
Na Copa Trophy, tudo ficou mais encaminhado para Enrique Maglione. Com a ausência de Fabio Casagrande por motivos pessoais em Termas de Rio Hondo, o uruguaio ampliou a vantagem em 52 pontos, com 85 em jogo. O terceiro, sem chance de campeonato, é Guilherme Reischl, que também não disputou as últimas competições. A definição será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no autódromo de Rosario (Santa Fe, Argentina).