Cardoso fatura pole e fica a apenas 3 pontos de Casella na final do TCR South America

Com direito a recorde da pista com 1MIN38S814, o brasileiro Pedro Cardoso vai largar na pole da etapa decisiva do TCR South America. Ele ficou 0.111s à frente do argentino Matías Rossi, com o Toyota Corolla TCR #17 do Toyota Team Argentina, segundo colocado no grid.

Rossi ainda tem chances matemáticas de título. Leonel Pernía, companheiro de equipe de Cardoso, fechou a lista dos três primeiros com o Peugeot 308 TCR #44.

Líder do campeonato, o uruguaio Juan Manuel Casella ficou apenas em nono com o Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino. Com isso, vai largar em segundo na corrida 2 do domingo, que tem a inversão dos dez primeiros colocados da classificação.

Terceiro colocado na tabela, Raphael Reis foi o quarto colocado com o CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP. Outro com chances, o argentino Juan Ángel Rosso larga em oitavo com o Toyota Corolla TCR #16 da Paladini Racing. Décimo colocado, Galid Osman será o pole da corrida 2 com o CUPRA Leon VZ TCR #28 da W2 ProGP.

Com os resultados da classificação, Juan Manuel Casella se manteve na ponta, mas viu sua vantagem cair para apenas três pontos em relação a Pedro Cardoso. O uruguaio segue com 405 pontos contra 402 do brasileiro. Raphael Reis agora tem 374, Juan Ángel Rosso 358 e Matías Rossi 338. 75 pontos ainda estão em disputa.

O TCR South America encerra sua temporada 2024 no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, construído em 1982 com extensão de 2.589 metros e nove curvas. As atividades na pista do fim de semana seguem neste domingo, quando as duas corridas encerram o cronograma da etapa. O canal oficial da categoria mostra as duas corridas ao vivo. O canal por assinatura Bandsports exibe a segunda prova em VT inédito.

A primeira parte da classificação já começou com uma baixa. Em um fim de semana de muitos problemas em seu carro, Thiago Vivacqua sequer conseguiu entrar na pista. Além dele, Enrique Maglione era o único competidor da classe Trophy. Com isso, as 12 vagas para o Q2 já estavam praticamente definidas.

Rodrigo Baptista foi o melhor desde o início do Q1, com o tempo de 1MIN39S452. Matías Rossi ficou com a segunda posição, a apenas 57 milésimos do brasileiro. Raphael Reis, um dos três pilotos com mais chances de título, ficou em terceiro, a menos de um décimo de Baptista.

Líder do campeonato, Juan Manuel Casella conseguiu uma boa volta no fim do tempo pulando para o sexto lugar, uma posição atrás do vice-líder Pedro Cardoso. De resto, a maior parte dos pilotos usou o Q1 como uma espécie de preparação para o Q2. Cardoso melhorou o tempo já com o cronômetro zerado e assumiu a ponta, terminando o Q1 com o melhor tempo. Reis ficou em quarto e Casella, em sexto.

Pedro Cardoso já começou o Q2 voando, marcando o tempo de 1MIN38S814, seis décimos abaixo do antigo recorde do TCR em Rosário, que pertencia a Juan Ángel Rosso com 1MIN39S431. Companheiro do brasileiro na PMO Racing, Leonel Pernía era o segundo, quase quatro décimos atrás. Matías Rossi fechava a lista dos três primeiros.

Em quarto, Raphael Reis voltou à pista no fim para tentar melhorar seu tempo, mas não conseguiu. Líder do campeonato, Juan Manuel Casella ficou apenas em nono, muito distante de seus rivais na briga pelo título. Em compensação, vai largar em segundo na corrida 2.

“Feliz com o sábado. O trabalho não está concluído ainda mas foi um belo início. Agora são só tres pontos para o Casella. Vou tentar ganhar a primeira corrida e na segunda o Casella sai na primeira fila e vamos tentar recuperar o máximo”, comentou Pedro Cardoso.

Confira o cronograma da etapa de Rosario do TCR South America

Domingo (1)
9h00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h00 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.