O encerramento da temporada 2024 do TCR South America demonstrou a ampla aceitação em nível regional da categoria. Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Panamá estiveram presentes nas diversas etapas da categoria sul-americana. Com a inclusão das etapas em conjunto com o TCR World Tour, a lista de países participantes se expandiu para doze, incluindo Hungria, Suécia, França, China, Itália e Sérvia.
Pedro Cardoso sagrou-se campeão da temporada 2024 do TCR South America. Nos quatro anos de história da categoria, já são três nacionalidades diferentes a conquistar o título, com a Espanha (Pepe Oriola) e a Argentina (Fabricio Pezzini e Ignacio Montenegro) também tendo seus representantes no topo do pódio. O brasileiro foi o mais regular da temporada, somando 466 pontos e superando o uruguaio Juan Manuel Casella por 38 pontos.
Ao longo da temporada, 50 pilotos diferentes participaram das 19 corridas. Além da forte presença de brasileiros, uruguaios e argentinos, o campeonato contou com a participação do espanhol Enric Bordas, campeão de 2023 do TCR Spain; do panamenho Luis Ramirez e do mexicano Jake Cosío. Além disso, dois ex-pilotos de Fórmula 1, o brasileiro Nelsinho Piquet e o argentino Norberto Fontana, também marcaram presença.
Em relação às marcas, o campeonato de 2024 contou com cinco fabricantes diferentes no grid do TCR South America: Peugeot, Honda, Toyota, Lynk &Co e Cupra. A categoria recebeu modelos de nova geração, como o Civic Type R FL5 de Casella e o Cupra Leon VZ de Raphael Reis.
A equipe PMO Racing foi a mais destacada do ano, conquistando o campeonato e diversas vitórias com Cardoso, Leonel Pernía e Rafael Suzuki. Com quatro Peugeot 308 TCR na pista, a equipe argentina somou 954 pontos, deixando em segundo lugar os Honda Civic Type R da Squadra Martino.
Na Copa Trophy, Enrique Maglione foi o grande campeão. Após o domínio brasileiro com Adalberto Baptista (2021) e Fabio Casagrande (2022 e 2023), o uruguaio triunfou com seu Honda Civic Type R.
Interlagos (duas vezes), Velocitta, Cascavel, El Pinar, Mercedes, Villicum, Termas de Rio Hondo, Buenos Aires e Rosario foram os circuitos que receberam as etapas da temporada. Seguindo o objetivo inicial do TCR South America Banco BRB, a categoria visitou os melhores autódromos da região.
O quarto ano da categoria sul-americana chegou ao fim com um crescimento significativo. Para a próxima temporada, diversas novidades serão anunciadas nos próximos três meses, antes do início da primeira etapa de 2025.00
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.