A primeira vitória na temporada 2024 e, de quebra, a manutenção das chances para o bicampeonato do TCR Brasil. Foi assim o sábado de Galid Osman. O brasileiro assumiu a ponta na largada e segurou a primeira posição até a bandeirada final.
Um dos destaques do dia, Pedro Cardoso mostrou grande maturidade e saiu de último para terminar em quarto, numa das mais marcantes escaladas do campeonato. O piloto carregou punições desde a etapa passada e ainda teve que trocar o motor de seu carro. Mas foi agressivo e preciso durante todo o sábado.
Antes da largada, Matias Rossi ficou parado no grid e não conseguiu sair para a volta de apresentação. Quando a luz vermelha apagou, determinando o início da prova, o pole Marcos Regadas não reagiu tão bem quanto Galid Osman e Juan Angel Rosso.
Na saída da curva 1, Raphael Reis foi tocado para fora da pista. Ao término da primeira volta, a liderança era de Galid, seguido por Rosso, Regadas e Juan Manuel Casella. Pedro Cardoso escalou do fundo do grid para 11º na volta inicial.
Na volta 3, Regadas foi pressionado por Casella. Cardoso já aparecia em nono. A pressão do uruguaio surtiu efeito na volta 5. Enquanto isso, Galid tinha margem de cerca de 3s sobre Rosso, que tinha quase 1s de vantagem para Casella. Regadas sustentava a posição no top5, focado em sua missão de vencer na Copa Trophy.
Já Cardoso, mantinha sua escalada ao passar Vivacqua, avançando para sexto. Na metade da corrida, Casella alcançou Rosso e abriu ataque ao Toyota. Regadas tentava acompanhar à distância, mas era novamente Cardoso o mais veloz da pista, buscando seu companheiro da PMO Racing.
Quando a regressiva apontava menos de 4 minutos para a abertura da volta final, Galid conseguiu um refresco na defesa da liderança. Da mesma maneira, Rosso tinha essa diferença para Casella. E este 0.8s para Cardoso, o maior escalador do dia. Na volta 22, o que estava difícil para Reis ficou ainda mais complicado. O piloto atacou José Maria López pelo 11º lugar e os carros fizeram contato. O CUPRA #77 apareceu fumando algumas curvas mais tarde e foi forçado a recolher para o box da W2 ProGP.
Com autoridade, Galid sustentou a ponta até a bandeirada para vencer em Buenos Aires, ganhando pela primeira vez no ano. Rosso terminou em segundo, com Casella em terceiro. Cardoso completou o top4. Em quinto, Regadas venceu na Trophy.
As atividades na pista do fim de semana seguem na manhã deste domingo, com a segunda corrida da decisão do campeonato, que encerra o cronograma da etapa. O canal oficial do TCR South America transmite a prova ao vivo às 10hrs20. O canal por assinatura Bandsports exibe a corrida em VT às 13h30 (de Brasília) de domingo.