Como é habitual no conceito TCR, o WSC Group, dono do formato de automobilismo de carros de turismo mais importante do mundo, elegeu o Carro do Ano e desta vez o Honda Civic Type R levou o prêmio.
Este galardão honorífico se baseia em uma classificação que leva em conta os resultados obtidos por todos os carros certificados pelo TCR em todas as corridas durante a temporada.
“Estou encantado com a notícia de que o Civic Type R tenha ganhado o prêmio de Carro do Ano no TCR. Isto não foi conquistado pela Honda ou pela HRC sozinhos; mas não teria sido possível sem o pessoal da JAS Motorsport e todos os participantes e pilotos do veículo em todo o mundo. Também gostaria de expressar meu sincero agradecimento ao presidente da WSC, Marcello Lotti. A HRC está com os usuários do Civic e os fãs de esportes a motor de todo o mundo”, comentou Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.
Em 2024, um total de 339 corridas outorgaram pontos para a classificação de Modelo do Ano. Os Honda, fabricados pela JAS Motorsport, conseguiram 6638 pontos e 72 vitórias graças a 805 participações em 22 séries de TCR.
Quanto aos pilotos, as conquistas mais destacadas foram os títulos do FIA Motorsports Games e TCR Spain, ambos ganhos pelo argentino Ignacio Montenegro, a coroa no TCR Denmark conseguida por Kasper H. Jensen e o campeonato no TCR Chinese Taipei logrado por Gao Zilong. Por sua vez, também se conseguiram os títulos de equipes da ALM Motorsport no TCR Europe e TCR Italy e da Mascot Motorsport no TCR Denmark.
Além dos campeonatos, os Honda obtiveram vitórias em várias competições TCR, incluindo duas no TCR World Tour, cinco no TCR Australia, quatro no TCR China, cinco no TCR Europe, quatro no TCR Italy, três no TCR South America Banco BRB e uma no IMSA Challenge.
Cabe recordar que há poucas semanas foi anunciada a incorporação à Honda e à categoria sul-americana do ex-Fórmula 1 Nelsinho Piquet. O brasileiro competirá durante a temporada 2025 com um flamante Civic Type R FL5 de última geração.