Líder do campeonato, Leonel Pernía manteve a boa fase e conquistou neste sábado (19) a pole position da etapa de Oberá, a segunda da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. A bordo do Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing, o experiente piloto argentino foi o mais rápido na segunda e decisiva fase da sessão classificatória realizada à tarde no traçado localizado na província de Misiones, que recebe pela primeira vez uma prova da categoria continental.
Leonel marcou sua primeira pole no TCR South America Banco BRB e repetiu o feito do filho e companheiro de equipe, Tiago Pernía, que largou na frente na etapa de Rosário, realizada em março.
Nelson Piquet Jr. foi o concorrente mais próximo do líder da família Pernía em Oberá. No Q1, o brasileiro foi o mais rápido, seguido pelo surpreendente panamenho Luis Ramírez. Na fase final da classificação, o piloto da Squadra Martino marcou 1min11s925 em sua melhor volta para garantir um lugar na primeira fila.
Em um circuito bastante travado, de apenas 2.726 metros de extensão e poucos pontos de ultrapassagem, uma boa posição no grid é crucial. Desta forma, Tiago Pernía (Honda YPF Racing) e o atual campeão, Pedro Cardoso (Peugeot da PMO Racing), largam também com perspectivas positivas, abrindo o grid na manhã deste domingo em terceiro e quarto, respectivamente. O argentino Fabián Yannantuoni vai largar em quinto, lado a lado com o brasileiro Raphael Reis, piloto com maior número de largadas no TCR South America Banco BRB, com 67 provas já disputadas.
Honda ‘voa’ com Pernías e Piquet — Seguindo o formato tradicional do TCR South America Banco BRB, todos os pilotos foram à pista nos primeiros 20 minutos da classificação. Antes, a programação reservou dois treinos livres — as sessões foram protagonizadas por pilotos argentinos da Honda YPF Racing. Pela manhã, o mais rápido foi Tiago Pernía, enquanto o pai, Leonel Pernía, registrou o melhor tempo no período da tarde com 1min12s184, apenas 0s012 melhor que a volta anotada pelo atual campeão, o brasileiro Pedro Cardoso.
Vencedor duas vezes em Oberá nos tempos de Fórmula 3 Sul-Americana, em 2002, Nelson Piquet Jr. foi o mais rápido no Q1 ao virar 1min12s085. O segundo melhor colocado foi o panamenho Luis Ramírez, com Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing. E Raphael Reis foi o terceiro mais rápido, a bordo do modelo Cupra Leon VZ da W2 ProGP. Três marcas e três equipes no top-3.
Avançaram para a fase final e decisiva da classificação também Leonel Pernía, Fabián Yannantuoni, Tiago Pernía, Pedro Cardoso, Fabricio Pezzini, Juan Ángel Rosso e Mariano Pernía.
Os dez minutos finais definiram o pole position e o grid de largada das duas provas do domingo em Oberá. 11 pilotos foram à pista, já que Genaro Rasetto enfrentou problemas em seu carro e não conseguiu deixar os boxes. Quem também já sabia de antemão sua colocação no grid da Corrida 1 foi Juan Ángel Rosso, punido em 12 posições por troca de motor.
O Q2 representou mais um reflexo da boa fase de Leo Pernía e também da grande performance de Nelsinho Piquet. O argentino cravou a pole position em Misiones com 1min11s750, melhor tempo do fim de semana. O brasileiro da Squadra Martino chegou perto e terminou a 0s175 da volta do líder do campeonato. Tiago Pernía vai largar em terceiro, lado a lado com Pedro Cardoso, enquanto Fabián Yannantuoni fechou o top-5. Raphael Reis garantiu o sexto lugar no alinhamento inicial para a Corrida 1.
A primeira de Leonel — Lenda do automobilismo argentino com quatro títulos do TC2000, Pernía já conquistou quatro vitórias, dez pódios e registrou duas voltas mais rápidas em uma trajetória ainda curta no TCR South America Banco BRB, com 18 corridas disputadas. Mas é a primeira vez que o experiente piloto de Tandil conquista a posição de honra do grid na categoria sul-americana.
“A sensação de conquistar a pole position é muito linda, sempre, para todo piloto. Já dizia o grande Ayrton Senna, não é? Acho que o sentimento de marcar a pole, às vezes, supera até mesmo a de vencer uma corrida”, afirmou Leonel, que exaltou a qualidade técnica da competição.
Com os dez pontos concedidos ao pole position da etapa, Leonel Pernía ampliou sua vantagem na liderança do campeonato. O argentino soma agora 81 tentos, abrindo assim 12 de vantagem para Pedro Cardoso. Nelsinho Piquet tem 62 e Juan Ángel Rosso chegou aos 47. Três pilotos estão empatados na quinta colocação. Pelo critério de desempate (vitória), Fabricio Pezzini está à frente de Luis Ramírez e Tiago Pernía, todos com 42 pontos. Na Copa Trophy, Maria Nienkötter defende a liderança com 24 tentos somados, contra 22 de Adrián Chiriano e três de Enzo Gianfratti, que faz sua jornada de estreia na categoria.
Festa em Oberá — No fim de semana que marca a estreia do TCR South America Banco BRB na província de Misiones, a primeira prova da etapa está marcada para 9h10 de domingo, com 25 minutos mais uma volta. Com 30 minutos, a Corrida 2 acontece às 12h10 e fecha a programação da segunda etapa da temporada 2025.