Rumo ao topo com Pedro Aizza: uma estreia de muito aprendizado no TCR South America

Fala pessoal!

Estou aqui hoje para contar para vocês sobre a estreia no último fim de semana no Velocitta.

Já tinha feito duas provas de endurance no TCR South America no ano passado, correndo como convidado, então, foi a primeira vez que participei de uma etapa Sprint, com duas classificações e duas corridas. E agora como piloto oficial da Scuderia Chiarelli.

Desde o primeiro treino, me senti muito bem adaptado ao meu Hyundai Elantra e a cada volta, a cada saída do box, a evolução era bem positiva.

Nesta etapa, também tivemos a grande oportunidade de contar com a presença de um engenheiro da Hyundai da Europa e isso agregou demais ao time. Foi muito importante para a nossa estratégia e performance ao longo dos treinos e corridas.

Nos treinos livres, fomos buscando o melhor acerto para o técnico e difícil circuito do Velocitta. E chegamos bem para os classificatórios. No Q1, fiquei boa parte da sessão entre os líderes e terminei em terceiro.

No Q2, também vinha bem, mas no último minuto acabei sendo superado por dois carros e, por um décimo de segundo, saí do Top-3 e terminei em quinto, minha posição de largada na corrida 1.

A primeira prova não começou tão bem como eu gostaria. Acabei perdendo algumas posições na largada, mas rapidamente me recuperei e já me coloquei bem próximo ao pelotão da frente. Mesmo com as dificuldades de se ultrapassar no Velocitta, conseguimos algumas manobras boas e cruzei a linha de chegada em sétimo, marcando pontos na temporada.

Na corrida 2, pelo grid invertido, parti da sexta colocação. Mas a prova já começou com uma confusão. Um dos carros que estava a minha frente no grid, ficou parado, com a porta aberta e acabei “trancado” quando as luzes se apagaram.

Aconteceram algumas batidas em virtude deste incidente (que felizmente não me afetaram), mas a largada acabou valendo e, mesmo perdendo várias posições, fui pra cima.

Mas, logo depois, o Safety Car entrou novamente na pista, para a retirada de um carro, e demorou muito a sair. Quando relargamos, faltava pouco mais de cinco minutos de prova.

Estava novamente entre os primeiros e briguei bastante para tentar o pódio. Foi uma disputa bem legal, apesar do pouco tempo de corrida que restou. Cruzei a linha de chegada em quinto.

No entanto, ao final da prova, acabei sofrendo uma punição de 20 segundos. A segunda entrada do Safety Car foi bem confusa, ele entrou no meio do pelotão e acabei punido por ultrapassar o penúltimo colocado em bandeira amarela. Com isso, acabei caindo para décimo.

Uma pena, mas no geral, foi bom estrear marcando pontos nas duas corridas e estou em sexto no campeonato geral.

Agora é aprender com os erros e focar na etapa de Interlagos no dia 1º de maio. Será uma prova endurance e, desta vez, não quero deixar o pódio escapar!

Obrigado pelo apoio e até a próxima!

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon