Com uma volta com o cronômetro zerado no Q2 e a ajuda de um grande trabalho de equipe da Cyan Racing, Santi Urrutia vai largar na pole position da etapa conjunta do TCR World Tour com o TCR South America e com o TCR Brasil no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Assim como na sexta-feira, o uruguaio foi o único piloto a andar na casa de 1M41S, marcou sua melhor volta em 1MIN41S870, 0.200S à frente do segundo colocado, o argentino Esteban Guerrieri, com o Honda Civic Type R TCR #186 da GOAT Racing. O francês Yann Ehrlacher completou a lista dos três primeiros colocados na classificação.
Pelo TCR South America, o brasileiro Raphael Reis vai largar na pole position. Com os pontos conferidos na classificação, ele ultrapassou Pedro Cardoso e subiu para a segunda posição no campeonato. O piloto do CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP foi o sétimo mais rápido e apenas um dos três pilotos do sul-americano a avançar ao Q2.
Os outros foram Rafael Suzuki, no Peugeot 308 TCR da PMO Racing, em oitavo, e o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, em 12º, terceiro colocado no TCR South America.
Com a presença do TCR World Tour, são sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, teremos dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil.
Neste domingo, o cronograma será encerrado com as duas corridas já habituais do TCR South America, mais uma vez em conjunto com o TCR Brasil e com o TCR World Tour. É apenas a quarta das dez etapas do sul-americano. Já o TCR World Tour, ainda terá mais uma etapa na América do Sul, em conjunto com o TCR South America no circuito de El Pinar, na região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai, no dia 4 de agosto.
O Q1 começou com os pilotos do TCR World Tour comandando as ações, com o atual campeão Norbert Michelisz marcando o primeiro bom tempo da tarde de sábado, com 1MIN43S270. Na sequência, Thed Björk superou o tempo do húngaro e assumiu a liderança provisória com 1MIN43S248. Mas a festa sueca durou pouco.
Na sequência, foi a vez dos brasileiros do TCR South America e do TCR Brasil aparecerem bem na classificação. Primeiro, Raphael Reis marcou 1MIN43S220. Na sequência, foi a vez de Rafael Suzuki assumir a ponta com 1MIN43S121, liderando a dobradinha verde-amarela.
Só que argentino Esteban Guerrieri, mais um dos pilotos do TCR World Tour, baixou da casa de 1MIN43S, e assumiu a ponta com 1MIN42S623. O italiano Marco Butti assumiu a segunda posição, 0.375s atrás. E o sérvio Dušan Borković subiu para terceiro, derrubando Suzuki para quarto e Reis para a quinta posição.
A pouco mais de nove minutos do fim, Marcos Regadas e Enrique Maglione se encontraram na freada para a primeira perna do S do Senna. O uruguaio levou a pior e foi parar embaixo da barreira de proteção no lado externo da curva. O brasileiro também teve problemas em sua suspensão dianteira direita e foi obrigado a abandonar a classificação.
Após mais de uma hora de interrupção para o conserto da barreira de proteção na primeira perna do S do Senna, o Q1 foi reiniciado. O francês Yann Ehrlacher assumiu a ponta, seguido por Santi Urrutia e Esteban Guerrieri. Entre os pilotos do TCR South America, o melhor neste momento era Raphael Reis, na quinta posição.
A menos de um minuto do fim, Björk assumiu a ponta. Mas foi superado na sequência por Borković, que encerrou o Q1 na ponta. Ehrlacher fechou a lista dos três primeiros colocados. Entre os pilotos do TCR South America, o melhor foi Raphael Reis na nona posição, seguido por Rafael Suzuki em décimo. Líder do campeonato, Juan Ángel Rosso avançou para o Q2 na última posição disponível, em 12º.
Os 12 melhores pilotos do Q1 começaram a luta pela pole em Interlagos. E Santi Urrutia já acelerou logo de cara: com 1MIN42S160, assumiu a ponta, seguido por Néstor Girolami, Yann Ehrlacher e Thed Björk. Raphael Reis era o melhor do sul-americano, na quinta posição naquele momento.
Na sequência, Esteban Guerrieri pulou para o primeiro lugar, 0.120s à frente de Urrutia. O italiano Marco Butti assumiu a terceira posição. Raphael Reis seguia como o melhor piloto do TCR South America, em sétimo. Com o cronômetro zerado, os pilotos iniciaram suas últimas tentativas. Em um jogo de equipe muito bem trabalhado pela Cyan Racing, Santi Urrutia marcou 1MIN41S840, após pegar o vácuo de Yann Ehrlacher e Thed Björk, e ficou com a pole position, seguido por Esteban Guerrieri e Ehrlacher.
A pole do TCR South America ficou com Raphael Reis, sétimo no geral, com Rafael Suzuki, oitavo na classificação, em segundo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.