Nacho Montenegro vence pela segunda vez no TCR (Créditos:Hernán Capa y Lucas Martinez)
“Ninguém sabe, ninguém viu”. Ignácio “Nacho” Montenegro venceu neste domingo (16) a primeira prova do 100° Grande Prêmio Paladini, evento que marca a segunda etapa da temporada de 2023 do TCR South America. O líder do campeonato, que largou da terceira posição, arrancou a liderança de Juan Ángel Rosso logo na segunda volta e, a partir daí, fez uma corrida solitária, mas imperiosa. O piloto de 18 anos “sumiu” em relação ao resto do pelotão e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 8s082.
A segunda posição ficou com Juan Manuel Casella, piloto da Squadra Martino e colega de equipe de Montenegro. O pódio foi completo por Bernardo Llaver, piloto da Toyota Team Argentina, que terminou em terceiro lugar. Fabricio Pezzini, da PMO Motorsport, foi o quarto, seguido por Galid Osman, o melhor brasileiro em pista, já que colocou seu CUPRA TCR na quinta posição ao fim da prova.
Raphael Reis terminou a corrida com a sexta posição, chegando à frente de Juan Ángel Rosso, que largou da pole position e enfrentou problemas de desgate de pneus ao final da corrida. Pedro Cardoso, que largou em 12°, foi o oitavo, ao passo que Rafael Suzuki foi o nono. Fechando a parcela dos dez melhores, Manuel Sapag ficou em 9°, enquanto Fabian Yannantuoni colocou Toyota Corolla em 10° lugar.
O TCR South America dá sequência à próxima parte da segunda rodada dupla do ano neste domingo (16). A corrida 2 está marcada para às 12h45 e será televisionada pelo ESPN 3.
Confira como foi a corrida:
O pole position Juan Ángel Rosso perde a posição logo na largada para Bernardo Llaver, enquanto Ignácio Montenegro manteve a terceira posição e se aproximou dos dois rivais. Até então melhor brasileiro, Galid Osman ocupa a quarta posição, estando a 2s do top-3. Em seguida, Llaver cometeu um erro e caiu três posições, o que permitiu Rosso assumir novamente a liderança, Montenegro a segunda colocação e Osman a terceira.
Nacho Montenegro pressiona Rosso, que acaba batendo porta com porta e quase roda. O vice-campeão do ano passado perde a posição para o jovem de 18 anos, caindo para quarta posição. Osman aproveita a oportunidade e melhora para a segunda posição. Rosso recupera o terceiro lugar, roubando-o de Llaver e tem Osman em sua mira. Por dentro, Rosso faz a ultrapassagem em Osman, mas deixou a porta para Llaver, que o ultrapassou.
Montenegro, enquanto isso, abre uma vantagem de 6s6 na liderança em relação ao resto do pelotão. Passados um quarto de prova, Osman e Raphael Reis, que ocupam os quinto e sexto lugares, respectivamente, são os brasileiros melhor colocados. Na Copa Trophy, a liderança da prova continua com o pole position da categoria, Fabio Casagrande.
Faltando 12 minutos para o fim, a corrida assume uma maior tranquilidade em relação ao caos do início. Neste momento, a maior preocupação dos pilotos era a gerência de pneus para garantir a borracha para o fim da prova.
Nos 10 minutos finais, o top-5 era formado por Montenegro, Rosso, Llaver, Casella e Galid Osman.
Problemas para o carro 70, de Diego Nunes, aparentemente houve uma falha forte no motor. Enquanto isso, Llaver e Rosso alimentam o cenário de caos, com o pole position quase rodando, por conta de um toque do carro de Llaver. Galid Osman assume o terceiro lugar de Llaver, de modo que este cai na mira de Reis, que está em quinto. Casella, em uma corrida discreta, mas poderosa, é o segundo.
Three-wide, com direito a sanduíche de Galid Osman, Llaver e Pezzini levam a melhor, enquanto o estreante brasileiro caem para quinta posição. Desta vez, quem perde posição é Rosso, que vé Llaver e Pezzini assumirem, respectivamente, os segundo e terceiro lugares. Para piorar para o pole position, Rosso mais duas posições para Osman e Reis.
Com uma vantagem de 9s6, Nacho Montenegro abre a última volta, apenas contorna graciosamente as 16 curvas da pista de 4.000 m e vence a corrida 1, em Rosário. Casagrande vence na Copa Trophy.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.