Com a inclusão da TCR, Turismo Nacional passa a oferecer caminho direto para carreira internacional no automobilismo
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, durante coletiva de imprensa em Interlagos, a TCR e a Vicar, promotoras de eventos esportivos, apresentaram uma novidade que vai revolucionar o automobilismo nacional: a criação de um novo degrau que conduz jovens pilotos brasileiros a carreiras internacionais. Por meio da integração da Turismo Nacional (TN) com a categoria TCR, os jovens talentos poderão optar por uma carreira internacional com estrutura consolidada e abrangência global.
A Turismo Nacional, criada com o objetivo de formar pilotos no Brasil, é a base dessa estrutura. Conforme anunciado, o campeão da TN deste ano receberá um pacote de benefícios para subir para a Stock Car Series, etapa intermediária antes de chegar à Stock Car Pro. A grande novidade para 2025 é a inclusão de um caminho alternativo aos pilotos, permitindo que escolham entre seguir carreira nas categorias nacionais ou explorar carreiras internacionais.
No fim do ano que vem, o campeão da TN poderá optar por competir na Stock Car ou seguir para a TCR, que oferece acesso a competições internacionais. O pacote de benefício será apresentado nas próximas semanas.
“A criação da Turismo Nacional foi para ser a escada para que o piloto possa exercer o seu esporte, a sua profissão aqui no Brasil. A escada é da TN para a (Stock) Series, da Series para a Stock Car Pro”, explicou Vanda Camacho, Diretora de Operações da Vicar. Para aqueles com menos de 35 anos, os benefícios incluem inscrição, pneus e o kit do carro, entre outros recursos. Já os pilotos com mais de 35 anos têm a opção de permanecer na TN com apoio para continuar competindo.
“O campeão da Turismo Nacional em 2025 poderá escolher se quer subir para a Stock Series e, posteriormente, para a Stock Pro, ou fazer uma carreira internacional subindo para a TCR, que é um campeonato multimarcas com grande relevância mundial”, detalhou Camacho. Uma vez na TCR South America e Brasil, os campeões receberão benefícios para competir na TCR World.
A escolha de calendários alternativos também reflete a preocupação com os custos no automobilismo. “É importante dar opções distintas. Se você quer fazer o pacote completo e competir em todas as etapas, pode. Mas, se o orçamento for menor, pode optar por um campeonato nacional mais acessível”, explicou Federico Punteri, presidente da TCR South America.
Expansão do TCR no Brasil e América do Sul
Durante a coletiva, foi destacada a expansão das categorias TCR no continente. A TCL South America, com dez etapas, e a TCL Brasil, com seis corridas, incluindo provas em parceria com a Stock Car. “Teremos três corridas compartilhadas com a Stock Car e uma etapa final em São Paulo, no dia 14 de dezembro, ao lado da Stock Car, F4 e Turismo Nacional”, disse Punteri.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.