Ignácio “Nacho” Montenegro é, novamente, um dos protagonistas em etapa do TCR South America. Líder do campeonato, agora com 120 pontos, o piloto de apenas 18 anos conquistou a vitória da primeira corrida no Autódromo Ciudad de Rosário, palco da segunda rodada dupla do campeonato sul-americano.
Considerada uma das pistas mais técnicas da temporada, o circuito de Rosário conta com uma extensão de 4.oo0 metros e ondulações, de modo que boa parte de suas 16 curvas possuem inclinação. O talento de Montenegro é indubitável, assim como a dificuldade que Rosário proporciona. Assim, “o que ele poderá fazer amanhã?” era a pergunta que pairava no ar ao fim das atividades de pista do último sábado (15).
Nacho deu a resposta na manhã deste domingo (16). O estreante largou da terceira posição e aproveitou dos erros de Juan Ángel Rosso e Bernardo Llaver, que vinham à frente, e saltou para liderança. Ao assumir este posto, Montenegro “sumiu”, sendo visto só ao fim da prova, quando cruzou a linha de chega com uma vantagem maior que 8s.
“Estou feliz. Busquei a brecha na hora certa. O Llaver cometeu um excesso, consegui passar, o Rosso comete um excesso, consegui passar. E aí, consegui fazer um ritmo mais calmo que me permitiu abrir uma boa vantagem rapidamente. O Rosso errou em uma curva anterior, tentou recuperar, errou de novo. Mas era apenas a terceira volta para ele ser tão agressivo como foi, mas consegui fazer a ultrapassagem e abrir”, esclareceu o piloto do Honda Civic Type R número 23.
Um domingo que começou alegre para a Squadra Martino, equipe argentina que viu dois de seus quatro carros em uma dobradinha no pódio da corrida 1, já que, além da vitória de Nacho, Juan Manuela Casella encaixou seu carro no segundo lugar.
“Estou feliz com o desempenho do carro. Acho que estamos no nosso melhor como equipe. Tem que aproveitar porque esses momentos são bons, mas também vão embora. Temos de tirar vantagem disso. Estamos fortes para o ano”, afirmou Montenegro.
Protagonista de uma corrida tímida, mas poderosa, Casella comemorou o resultado.
“Estou muito feliz com a corrida. Foi muito divertida, muito boa. No começo foi um pouco complicada. Comecei em sexto, mas consegui avançar aos poucos. Tinha um carro impressionante, um ritmo tremendo e soube aproveitar ao máximo e bom, deu resultado. Na frente, eles estavam acelerando muito, deviam ter gastado muito os carros. Estava tranquilo, fazendo minha corrida e analisando as voltas que faltavam. Quando comecei a acelerar, começamos a ganhar posições. Estou muito feliz. Foi muito importante para o campeonato, espero que consigamos seguir assim”, declarou Juan com um tom esperançoso.
O TCR South America dá seguimento às atividades do fim de semana com a corrida 2 às 12h45, a qual será transmitida ao vivo pelo Star+ e ESPN 3.