TCR South America: o pole position Rosso ficou apenas 0s006 a frente de Llaves em Rosario

Vice-campeão do TCR South America no ano passado, Juan Ángel Rosso cravou a pole position da segunda etapa do campeonato, realizada no Autódromo Ciudad de Rosário, localizado na província de Santa Fé, na Argentina.

A pista de Rosário é considerada uma das mais técnicas da temporada, combinando 16 curvas e duas retas principais. A fama de demandar mecanicamente dos bólidos e fisicamente dos pilotos não é à toa. Neste sentido, andar bem e rápido desde o início do fim de semana é essencial, afinal já cria uma certa vantagem aos pilotos.

Por isso, os olhos já estavam atentos ao topo da tabela de tempos logo no primeiro treino, o qual aconteceu na manhã de hoje (15). A sessão foi liderada por Bernardo Llaver, que encaixou uma volta de 1min39s475. Logo antes do horário do almoço, o TCR prosseguiu com sua segunda prática, a qual novamente teve o Toyota Corolla GRS número 17 liderando. Desta última vez, Llaver abaixou mais seu tempo, virando um giro de 1min39s043.

Assim, na eminência de começar a classificação, a grande aposta era no bólido de Llaver. Contudo, um erro nos últimos minutos do Q2 custou ao argentino a pole position, de modo a posicionar-lo na segunda posição de largada. No final das contas, a diferença entre Rosso e Llaver foi de apenas 0s006.

“Fiquei surpreso quando me disseram que eu fiz a pole, porque em teoria não tinha colocado tudo na primeira tentativa. Mas desde o início entendi o carro. Tive duas chances. Estou muito feliz pela equipe. Na verdade, esta foi a primeira corrida que pudemos ir e treinar com o Toyota antes de acelerar e andamos bem. Não somos tão competitivos quanto queríamos e é por isso que ainda estou meio surpreso. Mas fiquei bem feliz com a pole”, confessou Rosso.

Apesar do tom confessional, olhando os resultados, ter conquistado a pole position não deveria vir tão como surpresa para o argentino do Toyota Corolla GRS número 17. Nos dois treinos livres, Rosso posicionou-se no top-3, com uma desvantagem em relação ao líder variando sempre entre 0s3 e 0s6.

Quem ficou com “gostinho de quero mais” e “dever a ser comprido” foi Llaver, que tem a chance de canalizar o erro deste sábado em pelo menos um pódio amanhã (16).

“Parabenizo o Rosso, toda a equipe, principalmente a minha equipe, a Toyota Argentina. O carro estava muito na classificação, estava pronto para a pole, cometi um erro na volta e não funcionou para mim. Sinto muito, essas coisas são as que mais me incomodam, não conseguir entregar quando a equipe trabalhou tanto e me entregou um carro quase perfeito. É o mesmo carro que dominou nos treinos, e foi igual ou melhor na classificação, mas não soube aproveitar. Estávamos polindo pequenos detalhes, melhorando o tempo todo e na classificação o carro também estava muito bom, mas não consegui aproveitar”, lamentou Llaver.

As atividades de pista do TCR South America retornam neste domingo (16), quando são promovidas as corridas 1 e 2. A transmissão das duas provas é feita ao vivo pelo Star+, ao passo que a ESPN 4 mostra a primeira corrida e a ESPN 3 a segunda corrida.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.