Resultado poderia ter sido ainda melhor para o piloto de apenas 17 anos, que fez sua estreia na temporada 2022. Interlagos será o palco da próxima etapa
O paranaense Pedro Aizza disputou neste domingo (3) a 1ª etapa da temporada 2022 do TCR South America no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O piloto marcou pontos nas duas corridas com o Hyundai Elantra #35, da Scuderia Chiarelli, com um sétimo e um 10º lugar, e está entre os seis melhores na classificação geral do campeonato.
Mas o resultado poderia ter sido ainda melhor, já que Aizza chegou a lutar pelo pódio na corrida 2. Ele cruzou a linha de chegada em quinto, mas acabou sofrendo uma punição de 20 segundos. Os comissários relataram uma infração após o procedimento de relargada da prova e ele caiu para décimo.
A prova 2, na verdade, já começou bem confusa. Logo na largada, o carro de Aizza – que partia de sexto pelo grid invertido – ficou “trancado”, após dois rivais a sua frente permanecerem parados. Alguns pilotos acabaram se tocando, mas a direção de prova considerou o procedimento ok e deu andamento à disputa.
Aizza veio se recuperando e logo já estava entre os seis primeiros novamente. Mas, em seguida, a corrida foi novamente interrompida com Safety Car, para retirada de um carro que ficou parado no meio do circuito.
O carro de segurança permaneceu por um bom tempo na pista e, na relargada, faltando pouco mais de cinco minutos, Aizza se manteve entre os líderes. Chegando a brigar pelo pódio, ele mostrou uma pilotagem arrojada, batendo roda com pilotos mais experientes.
O paranaense cruzou a linha de chegada em quinto, mas no final acabou sofrendo a punição.
Já a corrida 1 foi mais tranquila. Aizza também fez boas manobras e cruzou a linha de chegada em sétimo. Com os resultados, ele está em sexto no campeonato, com 36 pontos.
“Foram corridas bem duras, com um carro bem diferente do que eu estava acostumado, com tração dianteira. As estratégias também são bem diferentes, mas foi bom marcar pontos, disputar posições e agora é aprender com os erros que cometemos para melhorar para a próxima etapa”, comentou Aizza, atual campeão da GT Sprint Race Pro Am.
“Foi uma pena essa punição na corrida 2. Logo na largada, eu já fiquei preso atrás dos carros que ficaram parados no grid. A segunda entrada do Safety Car também foi um pouco conturbada. Ele entrou no meio do pelotão, gerou uma confusão e acabei ultrapassando o penúltimo colocado em bandeira amarela, mas paciência. Agora é seguir em frente”, continuou.
“Vamos para a Interlagos, uma pista que gosto bastante e espero sair de lá com o meu primeiro pódio”, finalizou o piloto de 17 anos.
A etapa de Interlagos acontecerá nos dias 30 de abril e 1º de maio e será a primeira em formato endurance na temporada.
O piloto Pedro Aizza é patrocinado pela Promax Bardahl e, nesta etapa, também contou com o apoio da WebContinental e Bristol Zaniboni Hotel.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon