Juan Ángel Rosso consagrou-se vencedor da Corrida 2 do TCR South America neste domingo (20), em Oberá, na Argentina. O piloto da Paladini Racing se manteve perto do então líder Santiago Balerini, seu companheiro de equipe, por toda a prova, fazendo a ultrapassagem na última volta.
A segunda prova do dia teve início às 12h10 com a temperatura ambiente mais elevada no traçado da província de Misiones do que na manhã, chegando aos 21ºC. Na pista, 28°C.
Santino Balerini largou na primeira colocação após a inversão entre os dez primeiros do classificatório. O argentino conseguiu se manter ao longo da primeira volta, enquanto Juan Angel Rosso saltou de quarto para o segundo lugar. Em uma primeira volta agitada Nelson Piquet Jr. teve danos e precisou fazer uma parada nos boxes.
Aos cinco minutos de prova, Raphael Reis tentou a ultrapassagem sobre Fabricio Pezzini em busca da quarta posição, mas o argentino se defendeu bem. A prova seguiu estabilizada apesar da diferença de menos de um segundo entre Rosso e Balerini.
Nelsinho tentou voltar para a prova, mas acabou abandonando aos dez minutos. nesse momento, Maria Nienkotter acabou saindo da pista, após alguns instantes parada, ela conseguiu voltar na frente do pelotão, sem causar incidentes. O carro de Tiago Pernía também se mostrou mais lento após um toque, com o argentino perdendo várias posições. Já Mariano Pernía abandonou.
Os nove primeiros se encontravam bem agrupados e Pedro Cardoso, Fabian Yannantuoni e Leonel Pernía se envolveram em uma disputa que durou algumas curvas, com Cardoso mantendo a sexta posição, Yannantuoni garantindo a sétima e Pernía caindo para oitavo. Na parte da frente do pelotão, Rosso se encontrava pressionando Balerini, com menos de 0s300 de diferença.
Reis e Cardoso se envolveram em uma disputa pela quinta posição que resultou em toque, beneficiando Yannantuoni, que ganhou duas posições, ficando em quinto. Reis saiu mais prejudicado, caindo para oitavo. Em seguida, Yannantuoni tentou tirar a quarta colocação de Luis Ramirez, mas se envolveu em um toque que o tirou da prova. Com isso, o safety car foi acionado com pouco mais de cinco minutos para o final.
A relargada aconteceu com dois minutos ainda no relógio. Balerini conseguiu manter a posição, enquanto Leonel Pernía tentou a ultrapassagem sobre Pezzini pela quinta posição, sem sucesso. Rosso voltou a se aproximar de Balerini, ficando a 0s115 de distância, com Cardoso encostado nele.
Na última volta, Rosso conseguiu a ultrapassagem e assumiu a liderança. Pedro Cardoso acompanhou, garantindo a segunda posição. Uma confusão no meio do pelotão causou novamente a junção dos carros, com seis carros recebendo a bandeirada lado a lado. Rosso venceu, com Cardoso logo atrás. Leonel Pernía foi o principal beneficiado na última volta, finalizando no terceiro lugar.
A próxima etapa do TCR South America está marcada entre os dias 9 e 11 de maio, em Villicum, ainda na Argentina.
Confira o top-10 da Corrida 2 em Oberá:
Top-10 da Corrida 1 em Oberá:
1) Juan Ángel Rosso (#16 Paladini Racing – Lynk & Co/Toyota)
2) Pedro Cardoso (#1 PMO Racing – Peugeot)
3) Leonel Pernía (#44 Honda YPF Racing – Honda)
4) Santino Balerini (#95 Paladini Racing – Lynk & Co/Toyota)
5) Fabricio Pezzini (#113 W2 Pro GP – CUPRA)
6) Raphael Reis (#77 W2 Pro GP – CUPRA)
7) Genaro Rasetto (#66 PMO Racing – Peugeot)
8) Enzo Gianfratti (#19 Porthack Racing – Honda)
9) Genaro Rasetto (#66 PMO Racing – Peugeot)
10) Tiago Pernía (#85 Honda YPF Racing – Honda)