Com uma performance dominante no Q2, o francês Yann Ehrlacher, com o Lynk & Co #168 da Cyan Racing, vai largar na pole position da etapa conjunta do TCR World Tour com o TCR South America no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai.
O piloto dominou a segunda parte do treino, marcando 1MIN20S409, 0.379 à frente do espanhol Mikel Azcona, o segundo com o Hyundai Elantra N TCR #196 da BRC Squadra Corse. O húngaro Norbert Michelisz, líder do campeonato, completou a lista dos três primeiros na classificação.
Pelo TCR South America, o brasileiro Pedro Cardoso vai largar na pole position. O piloto foi o nono mais rápido e apenas um dos três pilotos do sul-americano a avançar ao Q2. Ele está muito bem colocado também para a segunda corrida, onde sairá em segundo e com várias posições de vantagem para seus principais rivais no campeonato.
Os outros foram Matías Rossi, em 11º; e o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, em 12º, terceiro colocado no grid do campeonato sul-americano.
Aliás, Rosso foi o único piloto do sul-americano a avançar ao Q2 nas duas etapas do TCR World Tour. Eliminado no Q1, o brasileiro Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, larga apenas em 19º.
Com o resultado da classificação, Rosso assumiu a liderança do campeonato com os pontos deste sábado. O argentino tem agora 187 pontos, contra 179 de Raphael Reis e 173 de Pedro Cardoso.
A etapa de El Pinar marca a metade da temporada 2024 do TCR South America. O desafio dos pilotos do sul-americano será ainda maior com o grid de 25 carros para a etapa com o TCR World Tour. Neste domingo (4), o cronograma será encerrado com as duas corridas já habituais do TCR South America junto com o TCR World Tour.