O franzino inglês de apenas 16 anos de idade Lando Norris já começa a ver o título da Toyota Racing Series, depois de mais duas vitórias e um segundo lugar, desta vez na quarta e penúltima rodada dupla disputada em Taupo, na Nova Zelândia, no último final de semana (06 e 07/2). Agora ele soma 735 pontos, 86 de vantagem sobre o brasileiro de 17 anos, Pedro Piquet, que terminou duas provas em segundo e outra em quinto. Em terceiro aparece o chinês Guanyu Zhou, com 634, pequena vantagem sobre o indiano Jehan Daruvala, 626 pontos, vencedor da outra etapa.
Enquanto as três corridas aconteceram sem grandes ocorrências no pelotão dianteiro, houve muita ação entre os pilotos que largaram no fundo do pelotão. Depois de excelentes treinos, Rodrigo Baptista (HTPro Nutrition) não conseguiu a melhor performance nos treinos classificatórios, largando sempre na penúltima fila. O resultado foi que não terminou nenhuma das corridas, após vários toques e incidentes nas primeiras voltas.
“A categoria é muito equilibrada e competitiva. Largando atrás, a disputa é enorme na primeira volta e estamos sujeitos a uma série de complicações. Fico chateado só por ter perdido quilometragem, pois estou aqui para acumular experiência. Mas vamos tirar aprendizado de tudo e seguir em frente para as três últimas corridas”, resignou-se o brasileiro, que estreou no automobilismo no ano passado.
A quinta e última rodada acontece no próximo final de semana (13 e 14/2) em Manfeild, na Nova Zelândia.
O Toyota Racing Series é disputado por pilotos de 13 países. Utiliza monopostos com chassi do Fórmula 3 italiano Tatuus, com motor Toyota de 1.800 cc, produzindo 215 hp de potência, câmbio sequencial de seis marchas e pneus Michelin. Os motores e sistemas de gerenciamento de computador são selados, e os 19 pilotos estão divididos em apenas quatro equipes, o que provoca um equilíbrio e competitividade muito grandes.