Cattalini vence em fim de semana impecável

Justiça seja feita ao paranaense Renato Cattalini. O piloto já havia feito o quinto melhor tempo no treino de sexta-feira, dois terceiros lugares nos treinos oficiais do sábado, além de arrancar o pole position, com até certa folga. No warm-up, ficou com o quinto melhor tempo, mas visivelmente poupou a máquina.

Na reunião de briefing, ontem, Cattalini estava eufórico e, ao mesmo tempo, preocupado em ter a missão de “segurar” os demais pilotos. Mas tudo deu certo. De ponta a ponta, Cattalini terminou a prova em 52:07.308. A 1.056 do vencedor chegou Alencar Jr., que fez uma corrida de recuperação impressionante. Ele largou em 11° lugar e terminou a prova em 2° lugar. Já na primeira metade da prova, Alencar Jr. havia ultrapassado sete concorrentes e tinha garantido um honroso quarto lugar, atrás apenas de Billi e Lunardi.

Também em uma corrida recuperação, João Adibe – que largara em 12° lugar – chegou em terceira posição, a 16.123 do líder Cattalini.

A corrida transcorreu tranqüila e de modo muito seguro, depois da preocupante primeira etapa em São Paulo, dia 3 de abril, em Interlagos, quando Andrea Conte, 17, sofreu um grave acidente.

Toda esperança estava em Francisco Longo, que largou em 2° lugar, mas perdeu sua posição logo na primeira curva para Maurizio Billi; enquanto na 4ª volta Alencar já pulava de 11° para 9° lugar. Na 14ª volta, Antonio Hermann passou Francisco Longo e assumiu a 4ª posição e R. Derani aproveitou o momento e assumiu a 5ª colocação.

As posições ficaram praticamente inalteradas até a 17ª volta, quando Alencar Jr. passou a surpreender a todos, com sua habilidade. De 9° passou a 6°; enquanto João Adibe também avançava de 12° ao 9° posto. Alencar Jr. terminou a primeira etapa em quinto lugar e João Adibe em 7°.

“Fantástico”. Esta foi a definição de Renato Cattalini, ao terminar a corrida de ponta a ponta. “Estou participando do Trofeo Maserati para me divertir, mas com uma vitória é muito melhor. Vou guardar o troféu para os netos”, brincou. Segundo Cattalini, “foi um final de semana perfeito. O carro estava alinhado. Muito redondo”, disse.

Alencar Jr., por sua vez, ficou satisfeito por não ter errado. “Ao contrário, fui buscar ponto a ponto com paciência”. Enquanto João Adibe disse ter ficado decepcionado com a tomada de tempo, ontem à tarde, ao ter ficado somente com o 12° lugar. “Na corrida, tentei poupar o carro na primeira metade, mas fui com tudo para tentar uma boa posição na segunda etapa da prova”.

A classificação geral do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati tem na primeira colocação o piloto João Adibe, com 75 pontos; Alencar Jr. em segundo com 68 pontos; Renato Cattalini, vencedor desta etapa, está com 66 pontos; Clemente Lunardi em quarto lugar com 53 e o jovem R. Derani em quinto com 46 pontos.

A próxima etapa do Trofeo Maserati vai acontecer no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, no dia 22 de maio.