Os pilotos César Urnhani (equipe Blausiegel) e Pedro Queirolo (Itaipava/MultiSolution/HT Guerra) venceram, neste domingo, respectivamente a 1ª e a 2ª bateria da 2ª etapa do Campeonato Itaipava Trofeo Maserati, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos.
A história desta etapa, no entanto, poderia ter sido outra. Na 1ª bateria, o pole position e então líder da categoria, Rafael Derani, dominou quase toda a corrida, com larga vantagem sobre o 2º colocado, ora Renato Cattalini ora César Urnhani, com mais de 10 segundos. No entanto, como diz o jargão do automobilismo, só se ganha depois de cruzar a linha de chegada, Rafael Derani teve um pneu furado a 1 volta e meia do final da bateria.
Com problemas de Renato Cattalini e de Fábio Greco, o caminho estava aberto ao piloto César Urnhani, seguido de André Posses (Pires do Rio/MultiSolution/HT Guerra), Pedro Queirolo (Itaipava/MultiSolution/HT Guerra), Maurizio Billi (Greco) e Henrique Assunção (RJ Racing/Metalthaga). O piloto Billi, aliás, fez uma corrida espetacular. Como não pôde participar do qualifying, ele largou em último. E simplesmente conseguiu superar 15 pilotos, em apenas 16 voltas da bateria.
O momento de emoção da 1ª bateria ficou por conta das ultrapassagens de Renato Cattalini e César Urnhani, logo na 1ª volta, no final da reta oposta e início da curva do lago, sobre Fábio Greco, que largara na 2ª posição. E também as ultrapassagens de Maurizio Billi sobre seus oponentes em quase todas as voltas de um total de 16.
Para a 2ª bateria, que ocorreu duas horas depois, houve trocas de pilotos. Marcelo Hahn substituiu César Urnhani no carro 20; Marcelo Skaf assumiu o lugar de Thiago Viana (88); Roberto Aranha deu lugar a Clemente Lunardi (12); Eduardo Sanches assumiu em lugar de Ricardo Ribeiro (99); Bruno Garfinkel cedeu seu lugar a Leonardo Vital (33); Carlos Burza foi substituído por Marçal Melo (82) e Fernando Poeta assumiu o volante do carro 19, em lugar de Duda Rosa.
O auge da 2ª bateria aconteceu na 5ª volta, quando André Posses tocou o carro de Marcelo Hahn, àquela altura, líder da corrida. Este acidente, “normal” na avaliação de Hahn, valeu a ultrapassagem de Pedro Queirolo, que não deixou escapar a vitória.
Após a 2ª etapa e quatro baterias cumpridas, a líder da competição passa a ser a dupla César Urnhani e Marcelo Hahn, com 65 pontos; Rafael Derani, que venceu de ponta a ponta a 1ª etapa, agora é o 2º colocado, com 51 pontos. Maurizio Billi aparece na 3ª posição, com 46 pontos; em 4º lugar a dupla Marcelo Skaf / Thiago Viana, com 42 pontos; em 5º Cleber Faria (41 pontos), dividindo o posto com Pedro Queirolo e a 6ª posição André Posses, com 40 pontos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.