André Posses crava a pole para a quinta etapa

O paulista André Posses larga neste domingo (26), às 13h40, da pole position para a disputa da quinta etapa do Itaipava Trofeo Maserati, categoria que compete neste fim de semana em Londrina (PR). Com um de seus principais rivais na disputa pelo lugar de honra fora de ação – Pedro Queirolo ficou impedido de brigar pela pole e terá que largar da última fila na prova de amanhã – Posses deu um importante passo para tentar a vitória no retorno do torneio ao circuito do norte do Paraná.

“Fazer a pole é sempre muito bom principalmente quando isso é obtido debaixo de tanta chuva. E a previsão do tempo para a corrida, de muita chuva o dia todo, faz essa pole ser ainda mais importante, já que nessas condições é fundamental largar na frente para contar com pista livre, evitando o spray d’água que sai dos carros e atrapalha a visibilidade. O fato do Pedro (Queirolo) ter que trocar de carro e, por regulamento, largar lá trás já foi um facilitador para eu ter conseguido esse resultado. Ele é sempre um grande competidor nas tomadas de tempo. Só espero que amanhã tudo continue correndo tão bem quanto agora”, torce Posses.

“Negócio complicado” – Apesar de apontar as vantagens de largar na frente sob chuva, o pole position também frisou os riscos dessa situação: “Quem diz que gosta de pilotar na chuva deve estar mentindo. Chuva é realmente um negócio muito complicado: o carro não se comporta direito, você não enxerga nada, fica superperigoso. Mas eu já andei várias vezes na chuva, e até com pneu slick – o que reduz muito a estabilidade. Se tiver que correr assim, tudo bem, não tem muito problema, não. Interlagos, na etapa anterior, foi um bom exemplo disso. Mas quando começa a chover no meio da prova, você não tem escolha. Tem que fazer o melhor trabalho possível”.

Completando a primeira fila do grid, a segunda posição foi conquistada pelo líder do campeonato, Cleber Faria. Com isso, Faria dá um importante passo para consolidar a primeira posição na tabela, na qual soma 48 pontos contra 46 de seu parceiro no Itaipava Racing Team, Pedro Queirolo. O pole position André Posses está em quarto lugar, com 34 pontos. A dupla Claudio Dahruj/Renan Guerra fez o terceiro tempo, seguida de Samuel Melo/Carlos Burza e Bruno Garfinkel, que completaram os cinco primeiros colocados.

Pedro Queirolo e a dupla Edu Guedes/Marcelo Skaf trocaram de carro devido aos sérios danos impostos aos seus Maserati em acidentes nos treinos livres. Por isso, não puderam participar da sessão que formou o grid de largada e terão que iniciar a corrida da penúltima e última posição, respectivamente.

Os seis melhores do grid para a 5ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati foram:

1º) André Posses (SP), 1:26.197, média de 127,59 Km/h

2º) Cleber Faria (SP), a 0s576

3º) C.Dahruj/R.Guerra (SP), a 0s903

4º) Samuel Neto (SP), a 1s800

5º) Bruno Garfinkel (SP), a 2s510

6º) Marçal de Melo (SP), a 3s247