A 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati não terminou com a confirmação do favoritismo do piloto Lico Kaesemodel, que marcou as melhores pontuações em cinco treinos livres, na sessão de classificação e no warm-up. Quando tudo indicava a vitória de Kaesemodel, a quatro voltas do final, mais um incidente entre o jovem piloto e Paulo de Tarso, mas sem que os carros se tocassem.
Com isso, abriu-se o caminho para a vitória de Antonio Hermann, agora líder do campeonato, com 53 pontos. Na classificação geral, depois de três etapas, em segundo lugar está Paulo de Tarso, com 44 pontos. Em terceiro, Leandro Schmidt mantém seus 39 pontos e não correu esta etapa. E, em quarto, estão empatados João Adibe e Lico Kaesemodel, com 36 pontos.
Aliás, João Adibe havia chegado em terceiro lugar, o que garantia a segunda posição na classificação geral. No entanto, o piloto Antonio C. Baptista entrou com uma reclamação junto ao comissariado da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo por ter sito “tocado” por João Adibe, que recebeu penalização de 20 minutos. Segundo Adibe, vai recorrer da decisão.
Se no dia anterior, a cidade do Rio de Janeiro havia sido contemplada por um sol intenso, a manhã de domingo “chegou” encoberta e chuva intermitente. Com a pista molhada, os 16 carros iniciaram a volta de apresentação e a largada lançada às 13h05, para 50 minutos e uma volta. Antes de terminar a primeira volta, Paulo de Tarso pulou de 7º para 4º. Em segunda volta, o também piloto curitibano avançou para a 3ª posição.
Na terceira volta, com a “rodada” de Rafael Derani, Tarso ganhou mais uma posição. Nesse momento, entrou o Safety Car na pista que deixou Tarso a 3 milésimos de Lico Kaesemodel. Mas, nas voltas seguintes, Kaesemodel conseguiu distanciar-se de Tarso. Depois da “parada técnica”, com a entrada do carro madrinha, nas voltas 11 e 12, na 14ª Paulo de Tarso ultrapassou Lico Kaesemodel. Na 16ª volta, Lico e Tarso se “pegaram”, abrindo o caminho para Antonio Hermann.
Boa corrida também de Marcelo Ometto, carro 8, que ficou em segundo lugar na prova e agora está em 7º lugar.
Fora das pistas, mais uma boa ação social do Trofeo Maserati. Mesmo sob forte chuva na parte manhã, as arquibancadas do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, receberam cerca de 350 espectadores, que doaram 350 quilos de alimentos não perecíveis à entidade Ação Social.
A próxima etapa do Trofeo Maserati acontece no dia 5 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, PR. Depois, o campeonato volta para o Rio de Janeiro, no dia 26 de setembro. E a última etapa acontece em São Paulo, na preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no dia 24 de outubro, em Interlagos.