O recordista de vitórias na Fórmula Truck que somar mais uma à sua lista de 23 triunfos. Renato Martins (RMV/Volkswagen) espera com ansiedade pela 5ª etapa do Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada no próximo domingo (27) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. Vencedor da 4ª etapa disputada em Brasília, Martins reverteu a então folgada vantagem do paulista Djalma Fogaça (Ford) na tabela, diminuindo a diferença para apenas 10 pontos. Porém Martins sabe que a tarefa não será fácil. Além de Fogaça, seu companheiro, o pernambucano Beto Monteiro (Ford) está muito forte em 2003, assim como o atual campeão da categoria, Roberval Andrade (Scania), que ocupa a terceira posição na tabela.
Apesar de considerar extremamente técnico e de difícil acerto, o traçado de Londrina só traz boas recordações a Martins, que venceu seis vezes nessa pista. Nos últimos três anos, só deu Renato Martins: “Isso só aumenta a responsabilidade. Trabalhamos muito nos caminhões depois da prova de Brasília pois o desenvolvimento não pára. Vamos estrear alguns novos apêndices aerodinâmicos e os motores Cummins foram todos revisados e devem ficar ainda mais resistentes”, completou. Para o campeão da temporada 96 e vice em 1998, 99, 2000 e 2001, a disputa será feroz em Londrina, pois os caminhões pequenos (motores 8.0 litros) deverão ter uma leve vantagem no trecho sinuoso, enquanto os grandes (motores de 12.0 litros) vão despencar nas grandes retas de Londrina.
Os outros dois pilotos da Volkswagen também esperam com ansiedade pela prova de domingo. Débora Rodrigues espera manter a excelente competitividade no ano, que lhe rendeu o 12º lugar na tabela e vários elogios na categoria. Na prova de Brasília, vencida por Renato, a pilota estava com o terceiro lugar garantido, quando sofreu um acidente no final da corrida, terminando com a expectativa de um inédito pódio com marido e mulher. “Sinto que a equipe está crescendo e motivada. Estamos no caminho certo e com certeza trarei mais um resultado positivo de Londrina”, previu.
O terceiro Titan Tractor da equipe será pilotado pelo jovem paulista Jonatas “Neno” Borlenghi, a maior revelação da categoria nos últimos tempos. Com apenas quatro provas disputadas na categoria, Neno Borlenghi já mostrou que veio para andar na frente. Seria o segundo colocado na prova de Brasília, não fosse uma conexão se soltar e tirar um segundo lugar tranqüilo. “Tenho muito que aprender na Truck. Sempre pilotei carros e estou ainda me adaptando ao truck. Mas sinto que estou no caminho certo, principalmente com as dicas que o Renato me dá. Sei que Londrina, um circuito muito técnico, vai exigir muito da pilotagem, mas vou confiante para lá e quem sabe desta vez não perco o pódio como perdi em Brasília”, aposta.
Os treinos livres começam na sexta feira. A prova será disputada no domingo, com televisionamento ao vivo para todo o Brasil pela Band, a partir das 14:00 horas.