Categoria: Truck
|
30 de novembro de 2004 12:15

Roberval promete vitória e quer bicampeonato

A temporada 2004 revela uma situação inédita na história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Desde a primeira edição, em 1996, é a primeira vez que quatro pilotos chegam à última etapa com chances matemáticas de conquistar o título. A prova decisiva, definindo o nono título da história da categoria, será disputada na tarde deste domingo (5) no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

A disputa principal pela taça envolve o paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, e o pernambucano Beto Monteiro, da Ford. Com duas vitórias na temporada, cada, eles estão separados na classificação por apenas três pontos. A matemática do campeonato também possibilita a conquista do título aos pilotos paulistas Roberval Andrade, da Scania, e Jonatas Borlenghi, da Volkswagen, com menor dose de probabilidade.

Andrade, campeão em 2002, está 18 pontos atrás do líder Cirino e sabe que só situações alheias às condições normais de competição serão capazes de inscrever seu nome na galeria dos bicampeões da Truck. “Eu vou a Brasília para ganhar a corrida, essa é a meta. Para falar em título, eu dependo do Wellington e do Beto não terem tanto sucesso quanto eu espero ter. Mas a disputa está aberta e a chance existe”, considera.

A realização da prova no anel externo, traçado que proporciona elevadas médias de velocidade, vai reforçar a competitividade, segundo Roberval. “É uma pista que favorece todos os caminhões numa mesma proporção, todo mundo anda muito próximo e as disputas são mais intensas. É um tipo de condição em que a posição no grid tem menos influência”, analisa. “O que vale é o modo como cada um vai poupar o equipamento”.

Roberval, que leva no Scania número 15 as logomarcas de Rodafuso, Guerra, Knorr-Bremse, KS Pistões, TankSul, Assobrasc e FAG, já fez uso dessa estratégia no anel externo brasiliense. Na prova de 2003, válida pela quarta etapa, ele largou em 11º, tendo sido 1s991 mais lento que o pole Cirino na tomada de tempos classificatória, e cruzou a linha de chegada em segundo, 2s662 atrás do vencedor Renato Martins, da Volks.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.