A última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada neste domingo (5/12) em Brasília (DF), será especial para o sorocabano Djalma Fogaça (Ford/BalTec/Biagio Turbos). Além da expectativa de vencer e ajudar o seu companheiro de equipe Beto Monteiro a garantir o título de Campeão Brasileiro, o “Caipira Voador” vai fazer a sua última corrida no automobilismo. “Eu quero que a minha equipe dê um salto de qualidade no próximo ano. Pensando que do lado de fora poderei ter mais foco e ajudar a DF Motorsport a melhorar”, acredita o chefe da equipe Djalma Fogaça Motorsport, que ocupa a vice-liderança do certame nacional com o piloto pernambucano, e a sexta posição com o próprio Fogaça.
Djalma Fogaça faz parte da história e do folclore do automobilismo brasileiro. Competindo desde 1982, quando estreou no kart já vencendo o Campeonato Paulista, passando com sucesso pela Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Opel, Fórmula 3, Stock Car, entre outras modalidades, até ingressar na Fórmula Truck em 1997, onde estará completando a sua 68ª participação, tendo alcançado sete vitórias, nove pole positions e 16 voltas mais rápidas. “Tenho que agradecer ao Aurélio Felix, que foi quem me fez acreditar que se andasse na categoria dele, eu poderia fazer sucesso novamente e viver do automobilismo. E eu consegui isso”, afirma Djalma, que foi terceiro colocado nos certames de 1997, 2000 e 2003, temporada em que também levou o `Capacete de Ouro`, como melhor piloto da Fórmula Truck. “Não fui campeão, que era um sonho meu, mas conquistei muita coisa boa, principalmente o profissionalismo”, assegura o ex-campeão brasileiro de Fórmula Ford e F-Chevrolet, que está preste a se tornar campeão brasileiro como chefe de equipe, aguardando apenas a decisão da Justiça Desportiva para comemorar.
Piloto rápido, personagem irreverente e polêmico, e chefe de equipe inovador e eficiente, Djalma Fogaça foi muito importante para a Fórmula Truck, sendo responsável pelo ingresso e consolidação de duas grandes fábricas na categoria: Volvo e Ford. “Tenho muito orgulho de ter dado a primeira pole position e vitória para estas duas fábricas. Hoje sou especialmente agradecido por todo o apoio da Ford, que me fornece os caminhões Ford Cargo 4331 Max Ton e me dá condições de formar e manter um time realmente campeão”, agradece Djalma, que complementa: “E não posso esquecer de citar a Kraucher e a Biagio Turbos, que estão comigo desde a minha estréia”, lembra o “Caipira Voador”.
A Djalma Fogaça Motorsport tem o apoio de BalTec/Biagio Turbos/Cummins/Delphi/ Eaton/Ford Credit/Kraucher/Lang Mekra/M Sam/Motorcraft/Stahl/Trans Gaino/Usiparts.