As coisas começaram a ficar mais fáceis para o líder da Fórmula Truck, Djalma Fogaça (Ford), na noite de ontem (sábado) em Londrina, onde aconteceu a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, quando a direção da categoria decidiu desclassificar o paulista Renato Martins (Volkswagen), que havia conquistado a pole-position, sob a alegação de excesso de fumaça exalada pelo escapamento em seu caminhão. O critério de supervisão da fumaça é totalmente aleatório e baseado na opinião do comissário que avalia visualmente os caminhões na pista, mas é soberano. Maior vencedor da história da Fórmula Truck, Martins conformou-se com a punição: “O que podemos fazer? Nada, temos que aceitar ou aceitar”, brincou.
Martins é o maior adversário de Fogaça na briga pelo título de 2003, principalmente depois de vencer a etapa de Brasília, corrida em que Fogaça não pontuou e que colocou Martins a dez pontos do líder.
Fazendo uma prova sensacional, Martins que foi obrigado a largar na última fila por causa da punição, já havia feito treze ultrapassagens em três voltas. Mas o esforço extra, acabou forçando a quebra da correia do motor que obrigou o piloto a abandonar. “Estava divertido, eu ia para frente mesmo, mas infelizmente não deu, fica para a próxima”, conformou-se.
O dia não foi bom para os outros pilotos da Equipe Volkswagen. Débora Rodrigues acabou terminando sua prova no muro da entrada do “esse da caixa d´água”, empurrada pelo Mercedes Benz pilotado por Beto Napolitano. “Não precisa disso, coloquei o caminhão por fora num ponto que todo mundo sabe que é impossível ultrapassar, aí o Beto deliberadamente me empurrou contra o muro”, declarou. Napolitano acabou apenas sendo advertido pela direção da prova.
As esperanças ficaram então por conta do paulista Jonatas Borlenghi, mas o terceiro caminhão da equipe também abandonou, num dia ruim para a Equipe Volkswagen em Londrina. Com o resultado, Fogaça saltou para 105 pontos, abrindo 37 em relação a Renato, que mantém a vice-liderança. O companheiro de Fogaça, Beto Monteiro, segundo na prova de hoje (domingo) encostou em Renato na classificação, com 65 pontos.
Confira o resultado de Londrina:
1º Djalma Fogaça (Ford)
2º Beto Monteiro (Ford)
3º Wellington Cirino (Mercedes)
4º Fabiano Brito (Scania)
5º Leandro Totti (Ford)
6º Vignaldo Vizzio (Mercedes)
7º Tiago Grison (Volvo)
8º Pedro Muffato (Scania)
9º Fred Marinelli (Scania)
10º Luiz Lanzoni (Scania)
Depois de cinco etapas, os ponteiros da classificação da Fórmula Truck são esses:
Djalma Fogaça, 105 pontos, Renato Martins, 68, Beto Monteiro, 65, Wellington Cirino, 54, Roberval Andrade, 51 e Pedro Muffato com 40 pontos.