A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada hoje (domingo), em Guaporé, no Rio Grande do Sul, teve belas disputas e mudanças no campeonato, que passa a ter um novo líder, o paranaense Pedro Muffato, de 64 anos.
A vitória foi do paulista Renato Martins, o quarto vencedor diferente nesta temporada. Ele largou na pole e completou as 62 voltas da prova em 1h12m34s316, andando à média horária de 106,950 km/h. Renato fez também a melhor volta da corrida, na segunda passagem, com o tempo de 1m30s508, à média horária de 122,50 km/h.
Muffato conquistou o segundo lugar depois de travar acirrado duelo com Bento Monteiro, Djalma Fogaça e Luiz Carlos Zappellini por 25 voltas. No final ele também recebeu a pressão de Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz), um dos destaques da corrida, que conquistou o quarto lugar ao passar por Fogaça e Zappellini.
Muffato passa a somar 66 pontos na classificação do campeonato, saindo de Guaporé com uma vantagem de 10 pontos para Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz.
Segundo Cirino, que por duas vezes chegou a assumir a liderança da prova, seu objetivo era ataca Renato nas últimas 10 voltas e assumir a liderança, mas infelizmente o motor lhe traiu. “Foi uma pena porque tínhamos condições de vencer e sair daqui com boa vantagem na liderança do campeonato. Agora e buscar os pontos que deixamos de marcar em Guaporé, em Campo Grande”, fiz Cirino.
Renato elogiou muito Cirino, destacando que ele é um piloto muito leal e por isso disputou a liderança da corrida com ele com confiança. “Nas duas vezes fizemos a curva lado a lado e não houve toque. Isto é muito bonito e legal. É gostoso disputar uma curva com um muito leal como o Cirino. Se ele tivesse saído na frente, também iria agir da mesma forma e não iria impedi-lo”, destacou Renato.
Geraldo Piquet, companheiro de equipe de Cirino na equipe ABF/Mercedes-Benz, também abandonou com motor quebrado. “De uma vez o rendimento caiu e perdi três posições. Mas percebi que o turbo tinha força e voltei a acelerar. Foi quando o motor explodiu e rodei”, disse Geraldo Piquet.
A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no dia 16 de julho, em Campo Grande (MS).