Neno Borlenghi, o “rookie” do ano

O paulista, Neno Borlenghi (Volkswagen), melhor estreante do ano até agora, vai fazer de tudo para manter este título no próximo final de semana, quando acontece a 9a e decisiva etapa da Fórmula Truck no Autódromo Internacional de Curitiba. O piloto de 26 anos conquistou não só o respeito dos pilotos e equipes da categoria, por sua pilotagem sempre agressiva e arrojada, como também a simpatia de todos os envolvidos na Fórmula Truck, por causa de seu jeito sempre alegre e até bonachão quando está nos boxes.

Seu maior adversário na briga para ser o melhor estreante do ano é o Londrinense Lendro Totti (Ford), que soma 18 pontos, ocupando a 11a posição na tabela. Borlenghi é o 7o, com 37 pontos, conquistados com dois oitavos lugares, um sétimo, um quinto em Interlagos e um excelente quarto lugar em Tarumã, comprovando a evolução do piloto durante a temporada “Eu não conhecia nenhuma pista onde corremos este ano, exceto Interlagos. Numa categoria tão competitiva como a Truck, isso é uma desvantagem importante. Estou satisfeito, mas quero outro pódio em Curitiba”, planeja.

Filho caçula de uma família de doze irmãos, Neno Borlenghi pilota o mesmo VW Titan Tractor conduzido no ano passado por seu irmão, Heber Borlenghi, que hoje acompanha o caçula nas etapas. O melhor momento de Neno este ano aconteceu na prova de Brasília, vencida por seu companheiro de equipe, Renato Martins (Volkswagen), quando o “rookie” acompanhava o líder até quebrar uma mangueira de óleo diesel, que lhe roubou um pódio certo.

Para confirmar o título de estreante do ano, Neno precisa apenas de um quinto lugar na corrida do próximo domingo, se não pontuar na passagem da 12a volta, que premia os seis melhores. Mas se depender do babyssauro da Fórmula Truck, isso nem passa por sua cabeça: “Quem sabe não serei a surpresa do final de semana entrando no meio da briga entre o Fogaça e o Cirino?”, brinca, citando a briga pelo título, que será decidido na prova de Curitiba entre o paulista Djalma Fogaça (Ford) e o paranaense Wellington Cirino (Mercedes).

Programação da 9a etapa da Fórmula Truck:

Sexta-feira (05/11/03)

Das 14h00 às 15h00 – treino livres

Das 16h00 às 17h00 – treino livre

Sábado (06/11/03)

Das 9h00 às 10h00 – treino livre

Das 11h00 às 12h00 – treino livre

Das 14:00 às 14:20 – Treino de verificação de fumaça

Às 15:00 – Classificação

Domingo (07/11/03)

Das 9:15 às 10:00 – Warm-up

14:15 horas – Largada da prova. 33 voltas pelo circuito de 3.707 metros.