Renato Martins testa caminhão em Curitiba

Não é só na Fórmula-1 que as equipes utilizam as primeiras semanas do ano para intensificar seus preparativos para a temporada. Por aqui no Brasil, os pilotos da equipe RM/Volkswagen iniciaram nesta semana os testes para acertar o caminhão antes da primeira etapa da Fórmula Truck, marcada para o dia 14 de março, em Caruaru (PE).

Hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba, o Titan Tractor 18.310 de Renato Martins rasgou a reta pela primeira vez em 2004. Além do piloto, que é o atual vice-campeão e recordista em número de vitórias da categoria, quem também está trabalhando nos treinos desta semana é Beto Napolitano. O paulista fará neste ano sua primeira temporada correndo com um caminhão Volkswagen.

O ritmo de trabalho será intenso nas próximas semanas, segundo Martins. “O nosso foco aqui em Curitiba é testar o máximo de componentes nos sistemas de freios e de suspensão. Vamos usar várias novidades como um novo conjunto de molas, amortecedores e barras”, explica.

Por isso, o caminhão que Martins e Napolitano estão utilizando em Curitiba já é um modelo híbrido, mesclando as novidades desta temporada com o caminhão que foi vice-campeão no ano passado.

“Quero ver qual inovação funciona e qual não traz ganhos para a nossa equipe. Após verificar isso, vamos voltar para a oficina em São Paulo e montar um caminhão completamente novo para 2004, utilizando apenas as peças que se mostraram eficientes no teste”, afirma Martins, que também é o dono da equipe.

Por enquanto, o trabalho será inteiramente dedicado ao chassi. Pela avaliação da equipe RM/Volkswagen, o motor e o turbo do Titan Tractor 18.310 são dos mais competitivos do grid e, portanto, devem sofrer poucas modificações para 2004.

Amanhã, o time já deve chegar em São Paulo, onde começará a montagem dos caminhões dos quatro pilotos do time em 2004: Renato Martins, Débora Rodrigues, Jonatas Borlenghi e Beto Napolitano.