Débora Rodrigues se prepara para correr

Nada de desfile em escola de samba. O Carnaval deste ano de Débora Rodrigues vai ser marcado pela preparação para a temporada 2004 da Fórmula Truck, que começa daqui a três semanas, em Caruaru (PE).

A piloto vai aproveitar os quatro dias de feriado para intensificar os treinamentos físicos e acompanhar de perto a montagem do novo caminhão que a equipe RM/Volkswagen usará neste ano.

“Adoro o Carnaval, inclusive já desfilei em escolas tradicionais, como a Grande Rio e a X-9 Paulistana”, explica Débora. “Mas, neste ano, eu e toda a nossa equipe vamos aproveitar estes dias para acelerar a nossa preparação para a temporada 2004 da Fórmula Truck, que tem tudo para ser a mais competitiva da história”, acredita a única mulher a competir na categoria.

A aposta no aumento do nível técnico é fundamentada, pois várias equipes deverão utilizar a partir deste ano o caminhão eletrônico, cuja tecnologia deverá engordar a lista de candidatos à vitória nas nove corridas da temporada.

“Os pilotos da Truck dispensam apresentações. Todos são muito experientes, seja em competições de caminhões, seja em outras categorias do automobilismo brasileiro. Não podemos ficar parados e é por isso que vamos intensificar nossos trabalhos antes do início da temporada”, conta Débora.

O ritmo dos trabalhos na oficina da equipe RM/Volkswagen, na zona norte de São Paulo, é impressionante. O time desenvolveu um novo chassi para 2004, partindo para um novo desenho baseado no do ano passado. O caminhão também contará com inovações no conjunto de suspensão, testado no mês passado em Curitiba (PR).

Nesta temporada, a equipe ganhou o reforço de mais um piloto. Além de Débora Rodrigues, Renato Martins e Jonatas Borlenghi, que competiram com o Titan Tractor 18.310 em 2003, o paulista Beto Napolitano também utilizará o caminhão Volkswagen a partir da primeira corrida do ano, marcada para 14 de março, em Caruaru (PE).

“Todos nós na equipe, pilotos e mecânicos, estamos dando o máximo para iniciarmos a temporada 2004 da Fórmula Truck com força total. Estamos finalizando a montagem dos novos chassis, pois temos que competir nas primeiras corridas já com o modelo deste ano, pois não podemos correr o risco de ficar para trás com o desenvolvimento da concorrência”, explica Renato Martins, dono da equipe e piloto com maior número de vitórias da Fórmula Truck.

O clima de intenso trabalho em uma época marcada por muita festa e descanso não é problema para a equipe RM/Volkswagen. “Vamos adiar a folia neste Carnaval, para quem sabe comemorar em grande estilo no final do ano”, espera Débora Rodrigues.