RM/VOLKSWAGEN lança novo caminhão

A equipe RM/Volkswagen fez ontem, em São Paulo, o lançamento oficial do novo caminhão com o qual competirá na temporada deste ano da Fórmula Truck, que começa no próximo dia 14, em Caruaru (PE). Batizado de RM-VW04, o modelo é a esperança do time para obter o título da categoria mais popular do automobilismo nacional.

“Nossa meta é bem clara para este ano: queremos vencer corridas e terminar em primeiro no campeonato”, conta Renato Martins, atual recordista de vitórias na F-Truck e vice-campeão em 2003. “Chegamos bem próximo deste objetivo no ano passado, mas faltaram alguns detalhes. Por isso, trabalhamos intensamente nesta pré-temporada para construir um novo caminhão cheio de novidades”, explicou o campeão da Truck de 1996.

E, de fato, são várias as modificações no novo chassi, que continua utilizando como base o Titan Tractor 18.310. Quando os quatro pilotos retiraram a cortina que cobria o modelo, revelando suas formas à imprensa como acontece nos lançamentos da Fórmula-1, um dos itens que mais chamou a atenção foi o novo spoiler dianteiro.

Nele, a entrada de ar ganhou mais espaço, buscando deixar o caminhão com mais aderência nas curvas e também auxiliando no importante trabalho de resfriamento dos freios, algo fundamental para um peso-pesado que anda a mais de 200 km/h.

“Experimentamos várias soluções nos testes que fizemos no começo do ano, e depois de alguns bons resultados em Curitiba, optamos por este novo desenho”, explica Débora Rodrigues, única mulher da competição e atualmente a única no mundo a correr numa categoria de caminhões.

“Quem sabe este spoiler não faz o mesmo sucesso que vem fazendo o novo bico da Williams”, brinca a piloto, que está confiante em fazer de 2004 o seu melhor ano na Fórmula Truck. “Nossos adversários estarão mais fortes neste ano, mas estamos apostando na confiabilidade do RM-VW04, com o qual pretendo subir no pódio em pelo menos uma corrida”, espera a musa da Truck.

Outra inovação do caminhão 2004 está no conjunto de suspensão, com novos amortecedores (Penske), molas e barras. Ainda na parte técnica, algumas novidades aparecerão depois da etapa de abertura do campeonato. Já para a segunda etapa, em Guaporé (RS), está prevista a estréia do novo motor, que dará ainda mais potência ao Titan Tractor.

O RM-VW04 também traz novidades na pintura, com as cores azul e amarela, que criaram uma nova identidade visual para a equipe. Neste ano, pela primeira vez, serão quatro os pilotos da RM/Volkswagen: o paulista Beto Napolitano se junta a Renato Martins, Débora Rodrigues e Jonatas Borlenghi como integrante do time.

“Fiquei muito feliz com a mudança e tenho certeza de que serei bastante competitivo neste ano”, conta Napolitano. “Vou brigar por vitórias, não tenho dúvidas quanto a isso”, completa.

A expectativa de bons resultados também marca o discurso de Jonatas Borlenghi. O piloto de apenas 25 anos conquistou o título de Melhor Estreante da F-Truck no ano passado, ficando em nono lugar no campeonato.

“Aprendi muita coisa em 2003 e agora será a vez de colocar tudo isso em prática. Já conheço as pistas do calendário e isso vai me facilitar bastante na briga pela minha primeira vitória na categoria”, conta Borlenghi.

A luta dos quatro pilotos para alcançar estas ambiciosas metas com o novo caminhão começa já na próxima semana, mais precisamente no dia 12, quando serão disputados os primeiros treinos livres do GP de Caruaru (PE).

Fonte: SpeedOnline.com.br