Leandro Totti busca a primeira vitória

O paranaense Leandro Totti iniciou a sua participação na quarta etapa da Fórmula Truck do ano passado, ocorrida em Brasília (DF), com isso foram somente cinco provas disputadas na categoria. Apesar disso, já é considerado um dos candidatos ao título do atual campeonato que inicia neste final de semana, dias 12, 13, e 14, em Caruaru (PE). Essa expectativa em relação ao jovem piloto não é por acaso, vem da sua efetiva e consistente participação nas provas em 2003, quando travou com Jonatas Borlengui a busca do título de melhor estreante da temporada, isso com a participação em metade do campeonato, enquanto que o piloto da Volkswagen disputou-o inteiro. Somente não levou por causa da desclassificação na corrida de Londrina onde conquistou o pódio e seu maior número de pontos.

O piloto da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas que comanda o caminhão Ford Cargo número 73, iniciou cedo no automobilismo. Com apenas nove anos de idade já era um vencedor no Kart, passou ainda pelo Speed e a categoria de Marcas. Na Fórmula Truck começou como preparador para Ernesto Pívaro Neto, o Gardenal, e em 2003 foi efetivado como piloto da equipe. É um piloto arrojado e sempre disputa com força em busca das posições. Prova disso foi a excepcional corrida de recuperação protagonizada na etapa de Londrina do ano passado quando ocupava a quarta posição, saiu da pista em um ponto com muito óleo depositado, caiu oito posições e foi em busca de todas, conquistando ao final ainda a quinta colocação.

Leandro Totti continuará pilotando o truck Ford Cargo nessa temporada, no entanto o caminhão vem totalmente remodelado e com motor novo. Além disso conquistou novos parceiros que vieram para garantir mais apoio em busca das tão sonhadas vitórias. O piloto considera que neste ano o campeonato será muito competitivo, onde além da competência e de um ótimo equipamento ainda serão necessários outros fatores, entre eles a sorte. “Estou bem preparado para a primeira prova do ano, apesar de que não tivemos o tempo necessário para treinamentos. Com o forte investimento que está havendo na maioria das equipes, o campeonato será muito equilibrado e hoje temos com certeza uma dezena de pilotos com possibilidades de vitória na primeira etapa”, considera Totti.

A pista de Caruaru, que não teve a Fórmula Truck em 2003 e em 2002 a prova foi considerada extra-campeonato por causa dos incidentes que ocorreram, é desconhecida para o piloto da Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas. Leandro Totti buscará nos treinos de sexta-feira e sábado a adaptação ao traçado. “É mais um circuito onde disputarei pela primeira vez, buscarei nos treinos e nas informações do Gardenal, que já andou em Caruaru, o conhecimento da pista e das melhores possibilidades de busca do resultado”, informa Leandro Totti.

O diretor da equipe Ernesto Gardenal confia num bom resultado de seu piloto, no entanto não quer prometer vitória. “Evito promessas, mas não compromissos, o que é diferente. Compromisso de respeito com os parceiros, com a cidade e região que representamos, além de participarmos dando o melhor de nós, são compromissos que assino em baixo”, salienta Gardenal. “Essa temporada, como já disse em outras oportunidades, tem tudo para ser a mais acirrada de todos os tempos, quem ganha com isto é o público que acompanha a categoria. Para esta primeira etapa eu particularmente penso que alguns times não estarão presentes além de outros não participarem com 100% de sua capacidade em função do atraso na montagem dos seus caminhões e por diversos outros fatores”, comenta o chefe da equipe.

A Londrina Truck Racing com o apoio de seus parceiros Delphi Diesel e Itapemirim Cargas irá promover a doação de uma tonelada de alimentos para instituições que cuidam de menores carentes da região onde ocorre o evento da Fórmula Truck.