Caminhões Ford dominam corrida em Caruaru

A pole-position conquistada no sábado (13.03) por Beto Monteiro, caminhão Ford número 88, era um prenúncio para uma tarde vitoriosa da equipe Djalma Fogaça Motorsport. E o resultado foi ainda maior, porque além de Monteiro liderar a prova principal, no autódromo Ayrton Senna, Caruaru (PE), de ponta a ponta, fez dobradinha com seu companheiro de equipe Djalma Focaça, caminhão Ford número 72. A festa do público, superior a 40 mil pessoas presentes no autódromo, foi enorme, principalmente porque Beto Monteiro é pernambucano e a Fórmula Truck retornou ao Nordeste após a ausência em 2003. O piloto Fred Marinelli, Scania, também começou muito bem a temporada conquistando a terceira posição, seguido de Wellington Cirino, Mercedes Benz, na quarta posição e Renato Martins, Volkswagen, em quinto.

A prova começou forte com Beto Monteiro assumindo a ponta trazendo Cirino no seu encalço. Porém, o pernambucano não estava propenso a deixar escapar a vitória na sua casa e disparou. Quem também já estava trabalhando forte era Djalma Fogaça que pulou da quinta para a segunda posição antes ainda de chegar à décima segunda volta quando acontece a bandeira amarela quadriculada obrigatória e a soma dos primeiros pontos. A prova teve vários momentos de fortes enfrentamentos e quase sempre com toques, rodadas e saídas de pista. Os principais envolvidos eram pilotos que vinham num segundo pelotão a partir da sexta posição, entre eles Geraldo Piquet e Vignaldo Fizio (Mercedes Benz), Roberval Andrade e Pedro Muffato (Scania), Beto Napolitano (Volkswagen) e os pilotos da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas Leandro Totti e Eduardo Macarrão, ambos com caminhões Ford.

A equipe paranaense que tem como pilotos Leandro Totti, número 73, e Eduardo Macarrão, número 2, teve um final de semana com momentos diferenciados. Na sexta-feira conseguiu com Macarrão o quinto melhor tempo durante o dia de treinos, porém no sábado os dois pilotos enfrentaram situações que dificultaram a busca de um melhor posicionamento no treino de classificação para o grid de largada. Totti bateu forte e teve a traseira do se caminhão muito avariada, apesar disso conquistou a décima posição no grid e foi beneficiado com a punição, por excesso de emissão de fumaça, de pilotos a sua frente e largou em nono. Já Macarrão teve quebra de motor e nem pode participar no treino classificatório, largando na décima oitava posição.

Na prova, o piloto 73 da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas largou forte e foi em busca de posições, porém antes de completar a primeira volta já sofreu um toque saindo da pista e voltando nas últimas colocações. Mas, Totti não se abateu e seguiu andando forte e conseguindo importantes ultrapassagens na estreita pista de Caruaru. No entanto, antes de completar a décima segunda volta rodou juntamente com outros pilotos em uma poça de óleo deixado pelo caminhão de Pedro Muffato, o braço firme do piloto conseguiu mantê-lo na pista. Se Totti acreditava que tinha enfrentado os piores momentos na corrida, enganou-se, na parte final da prova quando lutava pela conquista da oitava posição, envolveu-se novamente em confusão com Geraldo Piquet e Roberval Andrade, fazendo com que perdesse novamente posições. E não estava no fim, pois antes de terminar a prova o pára-brisa do caminhão cedeu e caiu no seu colo obrigando o piloto a uma parada nos boxes para a retirada dos estilhaços. Totti novamente voltou à pista e conquistou, com justiça, a oitava posição no computo final.

Já o Mad Macarrão, que a partir desta temporada integra o time Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas, e procurava realizar uma prova em busca de adaptação ao caminhão Ford, começou bem e fazia uma prova com competência e em busca de posições até o momento que disputou forte com Zapellini (Volkswagen), e na seqüência bateu com Pedro Muffato, envolvendo também Beto Napolitano. E o enrosco com o Muffatão não parou por aí, na volta seguinte o piloto do caminhão Scania bateu forte novamente em Macarrão destruindo a frente do caminhão Ford, obrigando o piloto Londrina Truck a abandonar a prova com problemas no radiador.

A próxima etapa da Fórmula Truck acontecerá no dia 04 de abril em Guaporé, Rio Grande do Sul.