Mudança no clima preocupa RM/Volkswagen

A mudança brusca no clima após a chegada de uma frente fria nas Serras Gaúchas deve atrapalhar o trabalho dos pilotos, hoje, na disputa dos primeiros treinos livres para a segunda etapa da Fórmula Truck, em Guaporé (RS). Equipes como a RM/Volkswagen estão preocupadas com o acerto do caminhão em meio a forte chuva que atinge o autódromo nesta sexta-feira.

“Este será um dia complicado, pois o mau tempo vai impedir que os pilotos consigam analisar qualquer novidade no acerto do seu caminhão”, explica Renato Martins, atual recordista de vitórias da categoria.

O piloto da RM/Volkswagen conta que, como só foi disputada uma etapa até agora, a maioria dos times ainda está desenvolvendo suas máquinas. Assim, quem quiser fazer experimentos hoje nos novos modelos terá que repetir os testes amanhã caso a pista esteja seca.

“Claro que a mudança no clima afeta a todos, mas atinge em especial aqueles que pretendiam testar inovações no treino de hoje”, afirma Débora Rodrigues, companheira de equipe de Martins e única mulher a competir na categoria.

A RM/Volkswagen usará as duas horas de treino livre para testar o novo conjunto de suspensão e o novo motor, que estréia nesta segunda etapa. “Tivemos pouco tempo de preparação entre Caruaru e Guaporé, por isso, o treino livre de hoje seria valioso para descobrir quais inovações trouxeram melhoras no nosso caminhão”, lamenta Beto Napolitano, que integra a equipe de Martins nesta temporada.

Além disso, quem encontrar um bom acerto hoje terá que partir do zero novamente amanhã, caso o tempo melhore, como indica a previsão. Mesmo assim, Martins acredita que as duas sessões de treinos livres deverão ser bem movimentadas nesta sexta-feira.

“Os pilotos vão aproveitar para testar o caminhão em piso molhado. Nós, por exemplo, nunca andamos com o RM-VW04 nestas condições, então será interessante observar como será o comportamento do novo modelo na chuva. Mesmo que não volte a chover de novo aqui em Guaporé, pelo menos usaremos os dados deste teste para outras etapas da temporada que aconteçam nestas condições”, explica Renato Martins.