Categoria: Truck
|
2 de abril de 2004 14:10

Mudança no clima preocupa RM/Volkswagen

A mudança brusca no clima após a chegada de uma frente fria nas Serras Gaúchas deve atrapalhar o trabalho dos pilotos, hoje, na disputa dos primeiros treinos livres para a segunda etapa da Fórmula Truck, em Guaporé (RS). Equipes como a RM/Volkswagen estão preocupadas com o acerto do caminhão em meio a forte chuva que atinge o autódromo nesta sexta-feira.

“Este será um dia complicado, pois o mau tempo vai impedir que os pilotos consigam analisar qualquer novidade no acerto do seu caminhão”, explica Renato Martins, atual recordista de vitórias da categoria.

O piloto da RM/Volkswagen conta que, como só foi disputada uma etapa até agora, a maioria dos times ainda está desenvolvendo suas máquinas. Assim, quem quiser fazer experimentos hoje nos novos modelos terá que repetir os testes amanhã caso a pista esteja seca.

“Claro que a mudança no clima afeta a todos, mas atinge em especial aqueles que pretendiam testar inovações no treino de hoje”, afirma Débora Rodrigues, companheira de equipe de Martins e única mulher a competir na categoria.

A RM/Volkswagen usará as duas horas de treino livre para testar o novo conjunto de suspensão e o novo motor, que estréia nesta segunda etapa. “Tivemos pouco tempo de preparação entre Caruaru e Guaporé, por isso, o treino livre de hoje seria valioso para descobrir quais inovações trouxeram melhoras no nosso caminhão”, lamenta Beto Napolitano, que integra a equipe de Martins nesta temporada.

Além disso, quem encontrar um bom acerto hoje terá que partir do zero novamente amanhã, caso o tempo melhore, como indica a previsão. Mesmo assim, Martins acredita que as duas sessões de treinos livres deverão ser bem movimentadas nesta sexta-feira.

“Os pilotos vão aproveitar para testar o caminhão em piso molhado. Nós, por exemplo, nunca andamos com o RM-VW04 nestas condições, então será interessante observar como será o comportamento do novo modelo na chuva. Mesmo que não volte a chover de novo aqui em Guaporé, pelo menos usaremos os dados deste teste para outras etapas da temporada que aconteçam nestas condições”, explica Renato Martins.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.