Categoria: Truck
|
12 de maio de 2004 14:29

Renato Martins usa tática da F-1 da época de Senna

Para conseguir a inédita pole position na principal prova do ano da Fórmula Truck, Renato Martins (Volkswagen) usará uma tática que ficou célebre na F-1 da época de Ayrton Senna e que hoje é proibida por regulamento na principal categoria do automobilismo mundial.

O piloto da equipe RM/Volkswagen vai andar no treino de sábado, que define o grid de largada para a corrida deste domingo, em Interlagos, com um motor de classificação. O propulsor, que teve desenvolvimento especial nos últimos testes que o time fez em Londrina, terá mais potência e menor durabilidade.

“Conquistar a pole em São Paulo é muito importante. É um objetivo que compensa o investimento no desenvolvimento de um motor de classificação”, explica Martins, campeão da Truck em 1996 e atual recordista de vitórias da categoria.

Segundo cálculos do time, este propulsor especial tem capacidade de andar no limite durante cinco voltas. Na F-Truck, cada piloto faz apenas três voltas no treino classificatório.

“É uma combinação simples. Da mesma forma que temos mais potência, temos menos durabilidade. Mas como vamos trocar o motor para a corrida, então isso não nos preocupará. É uma tática que a Fórmula-1 consagrou na época do Ayrton Senna, mas que hoje em dia é proibida”, disse Martins, citando a regra instituída neste ano de um único propulsor por final de semana de GP de F-1.

Claro que os custos do desenvolvimento de um motor de classificação nem se comparam com os de um carro de Fórmula-1, embora a potência de cerca de 900 cavalos seja um número equivalente em ambos.

Apesar da confiança na nova tática para obter a pole position, Martins aponta outro favorito para a conquista do primeiro lugar no grid. “Acho que o Wellington Cirino é o principal candidato, pois hoje o motor da Mercedes está muito forte, e o circuito de Interlagos favorece o conjunto deles”, conta Martins.

Para a corrida, no entanto, o piloto da RM/Volkswagen já prevê um duelo mais equivalente. Em 2002, a vitória escapou do marido de Débora Rodrigues por uma falha mecânica a 800 metros da bandeirada. Já no ano passado, Martins venceu a prova, mas foi considerado o segundo colocado após uma controversa decisão de somar os tempos anteriores à interrupção da prova por bandeira vermelha.

“Estou com esta vitória em São Paulo entalada na garganta e vou fazer de tudo para neste ano finalmente levar o troféu para casa. Nosso caminhão rende bem nesta pista em situação de corrida e acho que temos boas chances”, prevê.

Os primeiros treinos livres serão realizados depois de amanhã, em Interlagos. No domingo, são esperadas mais de 60 mil pessoas para a corrida, marcada para as 14h, com transmissão ao vivo pela Rede TV!

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.