A série de homenagens prestadas a Ayrton Senna pelos dez anos de sua morte, completos em 1º de maio, terá seqüência na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paulista Roberval Andrade terá a logomarca do Instituto Ayrton Senna, que atende milhares de crianças e adolescentes no País inteiro, estampada no capô do Scania número 15 na prova de domingo (16) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo.
A iniciativa recebeu o devido aval da direção do instituto. “O trabalho do Ayrton significou muito para o nosso automobilismo, ele foi o meu ídolo, o ídolo de muita gente, foi um grande exemplo como piloto e como ser humano”, comenta Roberval. “Eu sei que a data passou, mas eu queria prestar uma homenagem a ele e isso vai acontecer em Interlagos, onde ele fez grandes corridas. Quem sabe eu não possa dedicar uma vitória ao Ayrton?”, torce o paulista.
A vitória surge aos olhos de Roberval como um objetivo viável na terceira corrida do novo modelo T124 da Scania, equipado com motor eletrônico. “Esse é um caminhão que nasceu competitivo. A gente apanhou um pouco para aprender a lidar com ele. Da última corrida para cá, nossa equipe trabalhou muito no motor, que era a nossa maior desvantagem em relação aos nossos concorrentes, e nós tivemos uma melhora significativa nesse ponto”, revela.
Em sua primeira participação com o caminhão eletrônico, há dois meses em Caruaru, Roberval largou em 15º e terminou em sexto, depois de perdervárias posições numa saída de pista. Na etapa seguinte, em Guaporé, foi oitavo no grid e cruzou a linha de chegada em terceiro. “Em Interlagos a gente vai estar mais perto dos principais favoritos, e eu quero marcar o maior número de pontos que puder para manter a chance de disputar o título”, estipula.
A campanha desenvolvida nas duas primeiras etapas confere a Roberval o terceiro lugar na classificação do campeonato com 22 pontos, mesmo total de seu conterrâneo Renato Martins, da Volkswagen. A liderança é do pernambucano Beto Monteiro, que soma 48 pontos. Está seis à frente do paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz. “A disputa vai ficar ainda mais interessante daqui para a frente, e qualquer ponto vai ser importante”, pondera o piloto do Scania número 15.
Na etapa de Interlagos, Roberval Andrade terá a logomarca da Rodafuso acrescentada à dos seus patrocinadores na temporada, Consórcio Nacional Scania, Knorr-Bremse, TankSul e Guerra. “A Rodafuso foi uma das primeiras parceiras a acreditar no meu potencial. Infelizmente, nós não estamos juntos neste ano, mas eu faço questão de mostrar a eles o meu reconhecimento pelo apoio”, comenta.
A programação da F-Truck em Interlagos será aberta na sexta-feira (14), com duas sessões de treinos livres, às 14h e às 16h. No sábado (15), haverá mais duas sessões, às 9h e às 11h. A tomada de tempos classificatória vai começar às 16h20. A corrida de domingo será disputada em 30 voltas a partir das 14h15, com transmissão ao vivo da Rede TV!. A narração será de Téo José, com comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.