Martins é recordista em Londrina

Na lista dos favoritos à vitória na etapa da Fórmula Truck em Londrina, que será disputada neste final de semana, não há como deixar de fora o nome do paulista Renato Martins.

Além de ser o atual recordista de primeiros lugares da categoria, a supremacia do piloto da RM/Volkswagen na pista da cidade paranaense é impressionante. Ao todo, foram seis vitórias de Martins em Londrina, recorde para a pista e também para o piloto, que tem no Autódromo Internacional Ayrton Senna seu melhor retrospecto em todo o calendário da Truck. Mais do que isso: nas últimas cinco corridas, ele venceu quatro.

“Estes números me deixam orgulhosos, pois realmente costumo me superar em Londrina. Gosto do circuito porque ele é bastante desafiador, pois não há muita margem de erro para o piloto. As áreas de escape são pequenas, então a tocada tem que ser sempre redonda, pois qualquer deslize pode significar um acidente. A gente até brinca dizendo que em Londrina é disputado o GP de Mônaco da Fórmula Truck”, conta Martins, que também acumula três pole positions no Autódromo Ayrton Senna.

O histórico de sucessos deixa o piloto otimista para buscar uma reação rumo ao título desta temporada. O piloto da RM/Volkswagen largou na primeira fila nas duas últimas provas, mostrando a velocidade e equilíbrio do chassi RM-VW04. Na penúltima corrida, em Goiânia, Martins lutou pela vitória até os metros finais, mas chegou em segundo. Em Campo Grande, chegou a liderar, mas quebrou por problemas mecânicos. Isso somado a outro abandono, em São Paulo, na terceira etapa, deixam o piloto na quinta colocação na tabela, com 45 pontos. A liderança é de Beto Monteiro, da Ford, com 93.

“A briga pelo campeonato está entrando na reta final, e considero fundamental uma reação nesta etapa. Que seja então em Londrina, onde já temos várias boas lembranças de vitórias”, espera Martins.

Além do bom desempenho do paulista nesta pista, a equipe RM/Volkswagen terá como trunfo o profundo conhecimento das características da pista londrinense. Isso porque o time costuma usar o autódromo paranaense como sede de seus testes privados na pré-temporada e mesmo entre as corridas de maior intervalo.

“Só neste ano, estivemos três vezes em Londrina, e é claro que isso ajuda a sair dos boxes na sexta-feira já com um bom acerto logo de cara”, conta Beto Napolitano, que se juntou ao time neste ano.