Copa Truck: Iveco Usual Racing conquista pódio com Felipe Giaffone e Djalma Pivetta em Cascavel

A terceira etapa da Copa Truck em Cascavel foi de pódio duplo para a Iveco Usual Racing. Em épica jornada de recuperação Felipe Giaffone começou o dia em vigésimo para finalizar a prova 2 em segundo lugar.

Djalma Pivetta também levou a equipe de Laranjal Paulista ao pódio conquistando o quinto lugar na classe Super Truck, seu primeiro pódio na temporada.

Valmir Benavides, o “Hisgué” conquistou dois sétimos lugares e completou o dia de bons resultados da equipe.

Neste domingo acontece a disputa da quarta etapa da Copa Truck, serão disputadas mais duas provas com transmissão ao vivo, a partir das 14h50, pela Band e Sportv 2.

As corridas

A etapa de Cascavel começou de maneira turbulenta para a Iveco Usual Racing com Valmir Benavides largando em 11º do grid, Pivetta em 17º e Giaffone em 20º após tomar uma punição por excesso de fumaça.

Na largada Benavides, o “Hisgué”, pulou para o décimo lugar, Felipe Giaffone saltou de para 14º enquanto Djalma Pivetta manteve a décima sétima posição.

O caminhão de segurança foi acionado na primeira volta, após estouro de motor de um concorrente.

Três giros mais tarde a bandeira verde foi agitada, Hisgué e Giaffone continuaram a escalada no pelotão, o piloto do caminhão #2 ganhou duas posições e assumiu o oitavo lugar. Giaffone rapidamente subiu para 12º e três voltas depois entrou no grupo dos dez melhores. Pivetta vinha em décimo sexto geral e sexto na Super Truck.

Na décima volta um acidente na curva que leva até a reta dos boxes provocou novamente a entrada do caminhão de segurança. Neste momento Valmir Benavides ocupava o 7º lugar, Giaffone era oitavo e Pivetta décimo sexto.

Como não houve tempo para desbloquear a pista antes do cronômetro zerar, a corrida foi encerrada em bandeira amarela com os pilotos mantendo suas posições. O resultado colocou Felipe Giaffone na primeira posição do grid de largada da segunda corrida, com Valmir Benavides em segundo, graças a regra do grid invertido.

Na segunda prova Giaffone manteve a primeira posição, Benavides caiu para sexto e Pivetta pulou de 16º para o 14º lugar. Na abertura segunda volta Danilo Dirani tentou ultrapassar o multicampeão nos trucks no fim da reta dos boxes, o piloto da Iveco Usual Racing fez uma ótima manobra de defesa e manteve a ponta.

Após boas defesas Giaffone caiu para o segundo lugar na volta 4, Hisgué era o oitavo e Pivetta vinho é décimo sexto na geral e era o quinto na Super Truck.
Nas voltas seguintes Benavides e Adalberto Jardim travaram uma boa batalha pelo oitavo lugar, com o piloto do truck #2 levando a melhor. Na sétima volta Pivetta subiu para o décimo quinto lugar geral e quinto na classe Super.

Nas voltas finais Felipe Giaffone e Beto Monteiro protagonizaram uma grande disputa pela segunda posição. O piloto da Iveco Usual Racing usou de toda sua experiência para manter a posição.

Felipe Giaffone recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição, Valmir Benavides foi sétimo e Pivetta foi décimo quinto lugar geral e quinto colocado na Super, conquistando seu primeiro pódio da temporada.

 

O que eles disseram:

“Meu primeiro pódio em Cascavel estava engasgado. Ano passado estávamos bem e quebramos motor e não conseguimos chegar. Hoje nosso caminhão é confiável e conseguimos chegar nesse pódio que estava batendo na trave. Amanhã ainda tem mais duas corridas e foi importante chegar sem quebrar o caminhão. Independente do degrau, é importante subir ao pódio.”

Djalma Pivetta

“Hoje o dia começou ruim, com a penalizada de fumaça. A corrida foi boa, tivemos uma boa sorte em terminar em oitavo e conseguir inverter para primeiro. Terminamos a segunda corrida na segunda posição. Ainda precisamos melhorar para chegar nos Mercedes. Amanhã vamos testar outras estratégias e ver onde conseguimos chegar.”

Felipe Giaffone