Salustiano vence a quarta consecutiva, em prova decidida na última volta

Com a punição de Felipe Giaffone punido na última volta, o piloto da Mercedes conseguiu mais uma vitória, dessa vez em Interlagos.

Em uma prova com final emocionante, Paulo Salustiano venceu mais uma vez na temporada 2016 da Fórmula Truck. Após uma boa disputa com Felipe Giaffone nos últimos giros, o piloto da Mercedes se aproveitou de uma punição dada ao piloto do caminhão número 4 e se aproxima da liderança do campeonato.

Com um sol forte e até uma tarde quente no inverno de São Paulo, os caminhões da Fórmula Truck voltaram para Interlagos, após um ano ausente. A prova foi bastante acirrada e a disputa pela vitória foi até o final pelos quatro primeiros colocados.

Na largada, Cirino pulou na frente, mas acabou sendo atingido pelo pole David Muffato, com isso Salustiano assumiu a ponta, seguido por Cirino, Giaffone em terceiro.

Ainda na primeira volta o Pace Truck foi acionado para retirada de um caminhão que ficou parado no meio da pista. A relargada foi dada duas voltas depois.

Na relargada, Totti e Pachenki se estranharam e escaparam para a área de escape no ‘S do Senna’. Leandro Totti ficou parado no meio da pista e novamente foi necessária a entrada do Pace Truck, para a retirada do caminhão do piloto paranaense.

Com a bandeira verde dada três voltas depois, Salustiano seguiu na ponta, com Giaffone, e Marques brigando pela segunda colocação. Na quarta colocação vinha o caminhão corinthiano de Roberval Andrade, que ficou na espreita da briga entre os ponteiros.

Salustiano abria uma boa vantagem para Giaffone, que continuava se defendendo de Marques, Roberval Andrade e Débora Rodrigues, que vinha em quinto.

Após oito minutos de prova, a neutralização foi feita, já garantindo os 25 pontos para o líder, Paulo Salustiano. Duas voltas depois, a relargada foi dada e André Marques conseguiu uma bela manobra por fora, assumindo a segunda colocação, que era de Giaffone.

O atual líder do campeonato tentou dar o troco, mas não conseguiu. Roberval chegou até colocar de lado do Giaffone, mas continuou na quarta colocação.

Há 17 minutos do fim, André Marques começou a atacar o Paulo Salustiano, chegou a emparelhar o caminhão na reta dos boxes, mas o piloto da Mercedes se manteve por dentro, ficando com a liderança.

Débora Rodrigues que estava na quinta colocação, rodou no ‘S do Senna’, por conta do óleo que estava vazando de seu próprio caminhão.
A briga pela vitória era de Salustiano, Marques, Giaffone e Roberval, todos muito próximos esta vez em Interlagos.

Wellington Cirino que teve problemas no início da prova, chegou a ir para os boxes por conta de um pneu furado, fazia uma corrida de recuperação assustadora e já aparecia em quinto, garantindo o último degrau no pódio.

Há três voltas do fim, Felipe Giaffone conseguiu voltar para a segunda posição, ultrapassando André Marques na ‘Curva do Lago’.

O piloto do caminhão quarto foi pra cima com todas as forças pra cima de Salustiano, em busca da vitória. Porém na última volta, Felipe Giaffone foi punido em 20 segundos por excesso de velocidade, com isso, Salustiano abriu caminho para seu rival.

Salustiano acabou vencendo, seguido por André Marques, com Roberval Andrade em terceiro, Wellington Cirino em quarto e Giaffone, fechando o pódio na quinta colocação.

Confira o resultado final da etapa de Interlagos da Fórmula Truck:

1º) 55 – Paulo Salustiano (Mercedes)13 voltas em 28:01.498 (média de 150.8 kmh)
2º) 77 – André Marques (Volkswagen ) a 0.907
3º) 15 – Roberval Andrade (Iveco) a 3.384
4º) 60 – Wellington Cirino (Mercedes) a 17.895
5º) 4 – Felipe Giaffone (Volkswagen) a 19.097
6º) 35 – David Muffato (MAN) a 28.012
7º) 21 – Raijan Mascarello (Mercedes) a 33.216
8º) 99 – Luiz Lopes (Iveco) a 36.820
9º) 53 – Ronaldo Kastropil (Volvo) a 1:16.875
10º) 20 – Pedro Muffato (Scania) a 1:21.665
11º) 30 – Rogerio Castro (Mercedes) a 2:02.269
12º) 333 – Alex Fabiano (Volvo) a 1 volta
13º) 44 – Joel Mendes Jr (Ford) a 2 voltas
14º) 8 – Adalberto Jardim (Volkswagen) a 5 voltas
15º) 7 – Débora Rodrigues (Volkswagen) a 6 voltas
16º) 83 – Regis Boessio (Volvo) a 7 voltas