Juninho Berlanda foi o nome a ser batido nas primeiras provas da Turismo Nacional em Goiânia. Neste sábado (1), o competidor conseguiu garantir a vitória nas duas primeiras provas disputadas na abertura da temporada 2023.
O dia no Autódromo Internacional Ayrton Senna amanheceu com muito calor e céu azul, apesar do vento. No termômetro, a temperatura indicada era de 29ºC, enquanto o asfalto chegava a 34ºC.
No grid de largada, quem estava largando da pole-position geral e da classe A era Fabrício Lançoni. Enquanto isso, na classe B, Augusto Freitas, que alinhou no quinto posto, é quem sai da primeira colocação.
Largada autorizada em terras goianas e Lançoni conseguiu manter a primeira colocação. Juninho Berlanda se manteve também em segundo, enquanto Kuhn conseguiu se adiantar em cima de Alves para pular para terceiro.
Ao longo da disputa, as posições se mantinham, apesar de tentativas de ultrapassagem. Lançoni se segurana na primeira colocação, seguido por Berlanda, Alves, Kuhn e Freitas completando os cinco primeiros.
Quando o momento da bandeira quadriculada se aproximava em Goiânia, o primeiro colocado já sustentava uma vantagem de 0s533 para o restante do pelotão. Freitas ainda era o líder da classe B.
Na última volta, então, tudo aconteceu. Berlanda colocou lado a lado com Lançoni e os pilotos bateram porta com porta, mas o titular do carro #17 conseguiu não apenas fazer a ultrapassagem como cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Lançoni e Freitas completaram o top-3 e Freitas venceu na classe B.
Mal deu tempo de os pilotos respirarem e já estavam em nova formação de saída – dessa vez em movimento. Vencedor da corrida 1, Juninho ia sair da pole-position para a segunda prova desta manhã.
Depois de a largada autorizada e as quatro primeiras colocações se manterem, o movimento estava na classe B. Vinicius conseguiu bater Freitas para tomar o quinto posto geral e a liderança da classe.
As posições se mantinham na segunda prova do dia com Berlanda na primeira colocação. Lançoni, Alves, Kuhn e Vinicius completavam o top-5 – desses, apenas o primeiro, com um Yaris, e o quinto, com C3, não estavam de Ônix.
Bandeira quadriculada e Berlanda garantiu o triunfo também na corrida 2. Lançoni e Alves cruzaram a linha de chegada na sequência, enquanto Vinicius foi quem subiu ao degrau mais alto do pódio na classe B.