Bruna Dias, a nova pilota da Turismo Nacional em 2023

A primeira mulher no grid da Turismo Nacional na temporada 2023 é Bruna Dias. Nascida em Coromandel, Minas Gerais, em cidade próxima à divisa com Goiás, a competidora confirmou seu ingresso na categoria em 30 de abril e vai estrear na segunda etapa do campeonato, marcada para o último fim de semana de maio no tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul.

Prestes a completar 30 anos, Bruna nasceu em 7 de junho de 1993. A competidora é filha de Ewerson Dias, piloto que também integra o grid da Turismo Nacional, e vai dividir as curvas com o pai nas principais pistas do Brasil. A mineira vai acelerar nas categorias B e ‘Rookie’ com um Chevrolet New Onix Sedan da equipe Ricco Motorsport.

Bruna iniciou no automobilismo competindo junto ao pai no kartismo em Goiânia e em Brasília. A estreia correndo de carro foi em agosto 2021, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), no ano de 2021. Na última temporada, Dias disputou o Turismo 1.4 BR, onde buscou muita evolução antes de dar o próximo passo na carreira e ingressar na Turismo Nacional a partir de maio.

“Satisfação por representar as mulheres” — A força e presença feminina nas pistas do Brasil têm se mostrado de maneira muito clara nesta temporada. As principais categorias do automobilismo nacional têm, pelo menos, uma mulher pilotando. A Stock Series, por exemplo, conta com Bruna Tomaselli e Kaká Magno; as jovens Cecília Rabelo e Rafaela Ferreira competem no BRB Fórmula 4 Brasil; Bia Figueiredo e Débora Rodrigues brilham na Copa Truck, ao mesmo tempo em que Antonella Bassani se destaca no seu primeiro ano na Porsche Cup. Thaline Chicoski tem uma carreira já consolidada na Copa Shell HB20 e Pâmela Bozzano, por exemplo, fez história como a primeira pilota brasileira do Dakar, em janeiro deste ano.

Bruna Dias é a mais nova integrante deste time feminino das pistas. A mineira fala sobre representatividade com muito orgulho. “Para mim, é uma satisfação imensa estar nesse time que representa as mulheres nas mais diversas categorias do automobilismo. É um marco que mostra que todas as mulheres são capazes de viver e conquistar um sonho dentro de um esporte que sempre foi muito categorizado como masculino”.

“Sempre fui muito bem recebida por todos os pilotos; quando iniciei na Turismo 1.4, nunca sofri qualquer tipo de discriminação ou menosprezo por ser mulher, e hoje consigo fazer uma disputa limpa e justa. Isso é uma abertura enorme para que outras mulheres possam chegar, construir sonhos e carreiras. É dar ênfase e mostrar o quão forte a mulher é. Então nada nos resta a dizer que a voz da mulher pode e deve sim ser ouvida. E que lugar da mulher é onde ela quiser”, reforçou Bruna.

A nova pilota da Turismo Nacional destacou o acolhimento recebido por todos na categoria. “Gratidão é o sentimento que define estar no grid da Turismo Nacional. Sou grata por todos me receberem de portas abertas, pela oportunidade de disputar na pista com pessoas incríveis e estar inserida em um ambiente que demonstra total respeito e carinho aos seus pilotos”, disse.

Por fim, Bruna falou com orgulho daquele que tem como maior incentivador e ídolo na carreira e na vida. “Meu pai sempre foi referência para mim, tanto na vida pessoal como profissional e, agora, dentro do automobilismo. Somos companheiros, e isso faz com que todo incentivo se torne mais especial ainda. Ele é minha maior referência de superação e determinação, e espero poder subir ao pódio ao lado dele e comemorarmos juntos uma grande vitória. Mesmo que exista a rivalidade dentro da pista, afinal, quando se coloca o capacete, a família fica fora. Mas não deixa de ser incrível tê-lo sempre ao meu lado”, concluiu.

Bruna Dias
Data de nascimento: 07/06/1993 (29 anos)
Naturalidade: Coromandel (MG)
Grid atual: Turismo Nacional – categorias B e ‘Rookie’
Destaques: Disputou o Brasileiro de Turismo 1.4 entre 2021 e 2022. No ano passado, fez dupla com a também pilota Gabi Moraes nas Três Horas de Goiânia.
Equipe: Ricco Motorsport
Categorias: B e ‘Rookie’
Carro: Chevrolet New Onix Sedan
Número: 52

Classificação do campeonato após uma etapa

Categoria A

1º – Juninho Berlanda, 127 pontos
2º – Pablo Alves, 85
3º – Nilton Rossoni/Fabrício Lançoni, 75
4º – Ernani Kuhn, 75
5º – Gui Sirtoli, 72
6º – Arthur Scherer, 66
7º – Rodrigo Elger, 60
8º – Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso, 59
9º – Beto Pontes, 50
10º – Faruk Araújo/Cesar Labrea, 31

Categoria B

1º – Augusto Freitas, 120
2º – Célio Vinícius/Jairo Andrade, 102
3º – Ewerson Dias, 92
4º – Junior Helte, 88

Turismo Nacional: Calendário 2023
Etapa / Data / Local / Observação

02 – 28 de maio – Tarumã (RS)
03 – 11 de junho – Interlagos (SP) – com TCR
04 – 13 de agosto – Goiânia (GO)
05 – 24 de setembro – RS ou Cascavel (PR) – com TCR
06 – 03 de dezembro – Brasília (DF) – com TCR



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.