Turismo Nacional
|
15 de dezembro de 2024 16:40

Ernani Kuhn e João Cardoso são os campeões da Turismo Nacional em 2024

A histórica temporada 2024 da Turismo Nacional coroou neste domingo as campanhas de Ernani Kuhn e João Cardoso com o título de campeões de tudo: a dupla da Auto Racing gabaritou e conquistou todos os campeonatos em disputa ao longo de um ano marcado por oito etapas, 36 corridas sprint, duas rodadas Endurance e muita emoção nas principais pistas do automobilismo nacional.

A bordo do Chevrolet Onix Sedan #107, Ernani, cuiabano de 28 anos, agregou à sua estante os troféus de campeão Endurance e Overall (soma de pontos em todas as provas do ano) na categoria A, enquanto seu companheiro de equipe Auto Racing, o gaúcho João Cardoso, de apenas 18 anos, levou os três títulos em jogo na categoria B.

Enquanto João Cardoso conquistou como prêmio os incentivos para ascender ao grid da categoria A da Turismo Nacional em 2025, Ernani Kuhn terá a chance de subir para a Stock Series no ano que vem. Com o sonho de correr na Stock Car, o mato-grossense avança um degrau na escala evolutiva promovida pela Vicar e disputará a divisão de acesso no ano que vem.

Com duração de três horas mais uma volta, a prova disputada desde a manhã deste domingo reservou muitas emoções, reviravoltas e um grande duelo nas voltas finais que marcou a definição do título Endurance. A bordo do Chevrolet New Onix #33 da Maranatha Racing, o experiente Pablo Alves lutou até o fim da pressão imposta por Edu de Paula, ao volante do Volkswagen Polo #333 da Duraline.

Em confronto entre um dos nomes mais vitoriosos da TN e um talento da nova geração, levou a melhor o catarinense após empolgante duelo roda a roda. Com o terceiro lugar, Pablo, que que fez dupla com Renato Braga neste fim de semana, terminou com o vice-campeonato Endurance por apenas três pontos de diferença para Ernani e João Cardoso.

Com 26 carros, sendo 23 duplas e três trios, a Turismo Nacional acelerou para a última corrida de um grande ano na sua trajetória com Arthur Scherer na pole com o New Onix #116 da WC6 Motorsport. Parceiro de Dudu Fuentes, que correu como convidado na etapa, o paulista liderou as primeiras voltas, mas foi outro piloto do time de Wellington Cirino, Thiago Riberi (parceiro de Pedro Bürger) quem protagonizou a primeira hora de disputa em Interlagos.

Entre as estratégias de pit-stop e um sólido desempenho com o desenrolar da corrida, Ernani Kuhn escalou o pelotão depois de ter largado em quinto lugar no período em que os pilotos tiveram de lidar com a chuva fina que ‘melou’ o asfalto paulistano. O #107 comandou a prova, seguido pelos Onix de Scherer e Thiago Riberi.

Contudo, a dupla da Auto Racing passou por um grande susto após incidente que envolveu os carros #8, de Mathias de Valle, Edson do Valle e Jairo Andrade, e o #99 de José Vitte e JP Velarde. Foi neste momento que os futuros campeões passaram pelo maior aperto, uma vez que caíram no pelotão, perderam performance e tiveram de ir para os boxes.

O safety-car acionado por conta de incidente sofrido pelo carro #8 aconteceu quando Pedro Bürger liderava a prova e tinha o Toyota Yaris #17 de Juninho Berlanda em segundo, à frente do #18 de Daniel Nino. Mas a bandeira amarela juntou todos novamente e permitiu a aproximação de Ernani Kuhn, que retornou à pista com grande performance e conseguiu assumir a segunda posição após as paradas de pit-stop, logo atrás do #66 de Bürger e Riberi.

Thiago Riberi manteve a dianteira para o #66 na hora final ao mesmo tempo em que o #116 de Scherer e Dudu Fuentes enfrentou muitos problemas e ficou sem qualquer chance de vitória.

Com forte performance, Ernani Kuhn e João Cardoso mantiveram o segundo lugar após a quarta parada. Em ritmo de classificação, a dupla assumiu a liderança após o pit-stop de Bürger e desde então não saiu da liderança da corrida. Juninho e Dudu Berlanda ocupavam o terceiro lugar, à frente de Pablo Alves e Renato Braga e dos irmãos Rafa e Leo Reis.

O #107 reassumiu a liderança quando restavam 46 minutos para a bandeirada e após a volta do #66 à pista na esteira do quarto pit-stop. Mas Bürger e Riberi foram punidos por terem excedido o limite máximo de tempo para finalizar o stint e perderam qualquer chance de buscar a vitória.

Últimos pit-stops e decisão à vista: responsável pelos dois últimos stints da dupla, João Cardoso manteve a dianteira na abertura da meia-hora final de prova. Já o Yaris dos irmãos Berlanda apresentou problemas na reta final de prova e perdeu a chance de conquistar um lugar no pódio no desfecho da temporada. Quem se deu bem foi Pablo Alves e Renato Braga, que escalaram mais uma posição na corrida, subiram para segundo e ficaram muito perto do título Endurance mesmo com a liderança de Ernani e Cardoso.

Com forte desempenho na terceira hora, o Volkswagen Polo #222 de Edu de Paula entrou na briga e lutou pelo segundo lugar com Pablo Alves nas voltas finais. Os pilotos travaram um empolgante duelo roda a roda que durou várias voltas.

Claramente com mais ritmo nas retas, Edu conseguiu fazer a ultrapassagem de forma espetacular no Bico de Pato e garantiu um pódio para os irmãos catarinenses. Pablo Alves e Renato Braga ficaram a três pontos do título Endurance, que ficou nas mãos de Ernani e João após confirmarem a vitória em Interlagos e oficializarem também a conquista do campeonato Overall.

Grande campeão dos campeonatos Overall, Sprint e Endurance em 2024 na categoria A, Ernani Kuhn foi protagonista de uma campanha de dez vitórias, duas poles e 23 presenças entre os cinco primeiros ao longo das 38 provas do calendário. A jornada deste domingo marcou a coroação de uma campanha de muita luta.

“Fico emocionado porque enfrentamos problemas na classificação e viramos uma volta no final para marcar o quinto lugar. Em uma prova de Endurance é importante largar entre os cinco, seis primeiros. Foi um diferencial. Hoje foi uma jornada de muita luta, não foi nada fácil. Batalhamos muito, todos nós da equipe, eu e o João, também. Só tenho a agradecer”, destacou o cuiabano.

Protagonista na categoria B, com cinco poles, 19 vitórias e 34 presenças no top-5, João Cardoso foi um dos destaques do ano e, com o título Overall confirmado neste domingo, é nome garantido na classe A da Turismo Nacional em 2025.

“Fizemos um fim de semana incrível e um trabalho intenso. O Ernani e toda a nossa equipe estão de parabéns pelo que foi conquistado hoje. Tenho muito potencial para subir para a categoria A, nosso caminho para 2025”, afirmou o jovem.

Ernani comemorou muito também a confirmação do acesso para o grid da Stock Series, uma meta há muito sonhada pelo piloto e que se concretizará no ano que vem. “Nesse tempo todo durante o ano a expectativa sempre existiu.

Já cheguei a testar um carro da Stock Series, e adorei, é muito potente, muito bom. Muito obrigado à Vicar por poder proporcionar essa escala para nós, o que agrega muito para os pilotos e nosso automobilismo como um todo”.

A Turismo Nacional volta a acelerar em 2025 para a nona temporada da sua história. A primeira rodada do ano está marcada para os dias 22 e 23 de março.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.