Etapa final da Turismo Nacional apresentará o novo piloto da Stock Series

O especial ano de 2024 para a Turismo Nacional será concluído neste fim de semana, entre os dias 13 e 15, com a disputa da oitava e última etapa de um campeonato que reforçou a essência do “automobilismo raiz” da categoria dos carros mais vendidos do Brasil.

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, receberá a segunda e decisiva corrida tipo Endurance da temporada, coroando os novos campeões depois do embate de três horas de duração.

Há cerca de três semanas, a Turismo Nacional já definiu os títulos do campeonato Sprint, certame formado por seis etapas das tradicionais corridas de curta duração. Rafael Reis (Car Racing) sagrou-se campeão na categoria A, enquanto João Cardoso (Auto Racing) levantou a taça na divisão B. Augusto Sangalli (Pein Competições) fechou o certame com o título da Rookie B e o veterano Beto Pontes (Landerson Competições) levou a melhor na Sênior.

Mas ainda há muito em jogo para que a TN conclua a oitava temporada da sua trajetória, em ano marcado por batalhas memoráveis e muitas corridas decididas somente na linha de chegada, na bandeirada final.

O campeonato de Endurance reúne a pontuação obtida pelos pilotos nas provas de longa duração. Também conta pontos para o campeonato Overall, que é a soma da pontuação obtida pelos pilotos nos torneios de Endurance e Sprint. Três pilotos seguem com chances de conquistar o título Overall na divisão A, formada pelos pilotos mais experientes.

Vice-campeão Sprint, o cuiabano Ernani Kuhn (Auto Racing) acelera em Interlagos como líder da classificação geral, com 570 pontos. Porém, a diferença que separa o mato-grossense do segundo colocado na tabela, Pablo Alves (Maranatha Racing), é muito pequena: apenas nove pontos. O paraense radicado em Goiânia é seguido por Rafa Reis, que fecha o top-3 da tabela Overall com 557 tentos, somente quatro atrás de Pablo e a 13 de Ernani Kuhn.

A divisão B da Overall tem a sequência de um duelo de gerações que movimentou toda a temporada da Turismo Nacional. O líder é João Cardoso, de 18 anos, que venceu a batalha contra Daniel Nino (WC6 Motorsport), de 44. Os dois se alternaram na liderança dos campeonatos geral e Sprint da divisão B e novamente estão muito próximos às vésperas da decisão Overall. O gaúcho soma 772 pontos, apenas dez a mais que Nino, carioca há tempos residente em São Paulo.

As demais categorias Overall já têm seus campeões definidos por antecipação. Augusto Sangalli consolidou a conquista da Rookie B e Beto Pontes ficou com a taça na Sênior — classe destinada a pilotos acima de 54 anos.
Interlagos também será o palco da coroação dos primeiros campeões do torneio de Endurance da Turismo Nacional. Por iniciativa da Vicar, a categoria promoveu corridas de longa duração pela primeira vez em sua história.

A prova que abriu o campeonato teve três horas e foi disputada no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. A vitória ficou com a dupla Augusto Freitas e Fabiano Cardoso (Fast Racing), o que os levou à liderança do campeonato, com 46 pontos.

Mas há outros fortes conjuntos na briga por mais um título, como o trio liderado por Pablo Alves — que pode ser campeão duas vezes no próximo domingo — e formado também pelos experientes Kreis Jr. e Renato Braga, que finalizou a prova em Goiânia na segunda posição. A terceira colocação na tabela é do duo Ewerson Dias/Leandro Reis, que marcou a pole na abertura do campeonato. Edu de Paula e Leo Kovalski (Duraline Racing) finalizaram em quarto lugar, e a parceria formada por dois candidatos ao título Overall, Ernani Kuhn e João Cardoso, fecha o top-5.

A temporada 2024 é o primeiro ano em que a Turismo Nacional faz parte da escala evolutiva criada pela Vicar para colocar um jovem talento do automobilismo brasileiro na trilha para a Stock Car. A TN representa o primeiro degrau desta ‘escadinha’, na qual o campeão Overall na divisão A receberá, a partir deste ano, incentivos para subir para o grid da Stock Series.

Por sua vez, a Stock Series premia, desde o ano passado, o dono do título com o equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender à Stock Car. O primeiro ‘milionário’ foi o paranaense Zezinho Muggiati, campeão da Series em 2023 e hoje piloto da KTF Sports na principal categoria do automobilismo brasileiro.

O campeão Overall A receberá incentivos para subir para a Stock Series desde que o piloto tenha até 35 anos. Desta forma, dois competidores estão na briga para subir um importante degrau na carreira. Rafa Reis, de 23 anos, concorre diretamente com Ernani Kuhn, de 28. Caso o campeão Overall seja Pablo Alves (42 anos), a premiação será revertida em incentivos para que o piloto siga no grid da TN em 2025.

O fim de semana em Interlagos promete ser inesquecível. Além da Turismo Nacional, o autódromo paulistano também receberá as Super Finais e coroará os futuros campeões da Stock Car, Stock Series, Fórmula 4 Brasil e da E-Stock.

Ao todo, serão dez corridas na pista, mais de 130 pilotos em ação e inúmeras atrações. O público poderá viver ainda um evento inédito: o BRB Fanzone Stock Car Mr. Moo reunirá o melhor All-Inclusive Premium, churrasco de primeira e grandes atrações musicais com os shows de Matheus & Kauan (no sábado) e Bruno & Marrone (no domingo). Os ingressos seguem à venda na plataforma Sympla e podem ser adquiridos por meio do link a seguir.

A programação da TN nesta rodada decisiva da temporada começa em uma intensa sexta-feira, dia em que as duplas e trios terão pela frente três treinos livres. A sessão classificatória que vai definir o grid de largada está marcada para sábado, ao meio-dia. E a largada da Super Final do campeonato, com três horas mais uma volta de duração, será realizada na manhã de domingo, a partir de 9h.

A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.