Juninho Berlanda busca manter trajetória campeã em 2023

Desde que fez sua estreia na Turismo Nacional, em 2019, Juninho Berlanda construiu uma carreira absolutamente bem-sucedida. Inicialmente, o catarinense nascido em Chapecó e morador de Florianópolis começou a correr com o conterrâneo e amigo Gustavo Magnabosco. A dupla foi vice-campeã na classe Super. No ano seguinte, em carreira solo, Juninho foi além e conquistou o título. Em 2021, foi a vez de Berlanda ver o amigo e antigo parceiro Magnabosco levar a taça da Super, ficando ele com o vice-campeonato, sempre com Fiat Mobi. Até que tudo mudou no ano passado.

Com a entrada da categoria TN PRO, em que os carros foram equipados com motores de competição e câmbio paddle-shift, acionado por borboletas atrás do volante, Berlanda viu a oportunidade de mudar de classe e de carro. O piloto trocou o Fiat Mobi pelo Toyota Yaris e foi um dos grandes destaques da última temporada.

Juninho travou grande disputa com Mathias de Valle. Os dois foram os protagonistas do campeonato e levaram a batalha pelo título até a última etapa, em Goiânia, terra de Mathias. Com uma jornada mais linear ao longo daquele fim de semana, Berlanda superou De Valle, terminou a temporada com 11 vitórias e foi o primeiro campeão da TN PRO, faturando assim seu segundo título na Turismo Nacional.

Vem aí o tri? — Chegou a hora de mais uma temporada, e Berlanda está pronto para buscar mais um título. Agora, com as mudanças na categoria, o piloto vai correr na categoria A, mantendo a pilotagem do seu Toyota Yaris, sempre atuando pela equipe Pein Motorsports e sonhando com voos ainda mais altos.

“Como existiu a premiação da TN PRO, em que o campeão tem a temporada 2023 paga, então a gente se mantém na categoria. Continuo com o Toyota Yaris e seguimos para a categoria A. Nosso objetivo é buscar fazer nosso trabalho, evoluir corrida após corrida e somar o máximo de pontuação para alcançar mais um título na Turismo Nacional”, destacou o campeão.

A temporada 2023 da Turismo Nacional começa entre 31 de março e 2 de abril com a disputa da etapa inaugural no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Juninho Berlanda

Data de nascimento: 08/03/1993 (30 anos)
Local de nascimento: Chapecó (SC)
Conquistas na Turismo Nacional:
2019: Vice-campeão categoria Super (ao lado de Gustavo Magnabosco)
2020 – Campeão categoria Super
2021 – Vice-campeão categoria Super
2022 – Campeão categoria PRO
Carro: Toyota Yaris
Número: 17
Equipe: Pein Competições
Sede: Pomerode (SC)
Chefe: Sergio Pein



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.