Além de ser uma das categorias mais importantes do Brasil, seja pela alta competitividade, seja pela variedade de marcas envolvidas, pelos grids cheios e também pelos grandes talentos nas pistas, a Turismo Nacional tem outro caráter bastante relevante: a de formadora de pilotos. Formado na TN, Celso Neto, então com 17 anos, fez metade da temporada da Stock Series em2022. Para a nova temporada, a categoria de acesso à Stock Car vai ter mais um nome forjado na Turismo Nacional: Mathias de Valle, jovem de 20 anos e vice-campeão da TN PRO, será um dos representantes da campeã W2 Racing/ProGP no grid da Series.
Mathias vai estrear na Stock Series depois de ter se destacado no teste promovido pela categoria com rookies em dezembro do ano passado, em Interlagos. Paulista radicado em Goiânia, De Valle foi um dos grandes destaques da classe TN PRO — formada com carros de motor mais potente e câmbio acionado por paddle-shift. Em disputa bastante acirrada com Juninho Berlanda pelo título, Mathias conquistou dez vitórias e finalizou o campeonato em
segundo. Para completar o grande ano, o piloto ainda foi campeão brasileiro da Turismo 1.4 na classe B.
Depois de um início de carreira baseado na competição com carros de tração dianteira, como o Citroën C3 que pilotou na Turismo Nacional, Mathias se diz pronto e maduro para realizar a transição para outro tipo de veículo. “Entramos num trabalho muito sério na Turismo Nacional, com muito desenvolvimento e aprendizado. Acredito que consegui evoluir muito bem na categoria”.
O que ensina a TN? — De Valle entende que só está pronto para dar o próximo passo na carreira depois de toda a bagagem que adquiriu correndo na Turismo Nacional. “Eu a vejo como uma categoria de acesso muito valiosa. Mesmo sendo com carros de tração dianteira, diferente do que é na Stock Car e na Stock Series, formada por veículos de tração traseira, a Turismo Nacional ensina muito sobre maturidade no automobilismo: são muitas disputas, os carros são bastante parelhos, e é inevitável que vários toques aconteçam”.
“Então é uma categoria que te ensina a se colocar na pista, ensina a saber a hora de ultrapassar, o momento de recuar… Então acredito que a TN proporciona muito aprendizado, muita bagagem”, salientou.
Ciente de tudo o que conquistou, sobretudo na última temporada, Mathias vai feliz e de peito aberto rumo ao mais novo objetivo da carreira: se destacar na Stock Series para pavimentar o caminho rumo à Stock Car.
“Venho de uma excelente temporada na TN PRO. Consegui várias vitórias, o vice-campeonato, cheguei até a última corrida lutando pelo título. Foi um ano em que meu carro foi sempre rápido, me adaptei bem ao câmbio paddle-shift. Agora, porém, é um outro aprendizado, uma nova adaptação. Estou muito ansioso por esse novo desafio da Stock Series. Tenho trabalhado duro, me preparado bastante para dar meu máximo e alcançar meus objetivos”, finalizou.
A Turismo Nacional abre a temporada 2023 no fim de semana de 24 a 26 de março no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Já a Stock Series abre o calendário em Autódromo de Interlagos (SP) entre 21 e 23 de abril.
Mathias de Valle
Idade: 20 anos (16/06/2002)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Status: estreante na Stock Series
2022 na Turismo Nacional: vice-campeão brasileiro da TN PRO
Vitórias: 10
Carro: Citroën C3
Número: 16
Equipe: Baguá Racing