Começou oficialmente na sexta-feira (31/03), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a sétima temporada da história da Turismo Nacional. Categoria popular de baixo custo e que reúne no grid alguns dos modelos mais vendidos dos últimos anos na indústria automotiva brasileira, a TN abre o campeonato de 2023 com um novo pacote técnico — como motor 2.0 e câmbio paddle-shift para todos os carros — e também no regulamento desportivo. O dia marcou a realização das sessões classificatórias que definiram os primeiros poles do ano: a dupla Fabrício Lançoni e Nilton Rossoni e Gui Sirtoli, que vão largar na frente pela categoria A.
A partir deste ano, o grid de largada das seis provas em disputa durante cada etapa da Turismo Nacional será determinado da seguinte forma: a primeira prova terá o alinhamento inicial formado com a melhor volta da Classificação 1 de cada piloto. O grid da Corrida 2 será na mesma ordem de chegada da disputa anterior. A ordem de largada da terceira prova vai ser formado com a volta mais rápida de cada piloto na Classificação 2, enquanto a quarta corrida vai ter o alinhamento definido pelo resultado da Corrida 2.
O grid de largada da Corrida 5 será determinado pela segunda melhor volta da Classificação 1 de cada piloto. E a sexta e última prova da etapa vai ter sua ordem inicial definida pela segunda melhor volta da Classificação 2 de cada piloto.
Dia intenso — Antes das sessões classificatórias, disputada no fim da tarde, os pilotos da Turismo Nacional tiveram a gostinho de acelerar pela primeira vez na temporada com quatro sessões de treinos, sendo duas atividades extras e outras duas sessões livres. Após a foto oficial com todos os competidores, as atenções estavam voltadas para a definição dos primeiros poles do ano.
Campeões da antiga categoria Elite na última temporada, Fabrício Lançoni e Nilton Rossoni asseguraram a primeira pole do ano na Turismo Nacional. Mas não foi nada fácil para os pilotos curitibanos. Juninho Berlanda, campeão da TN PRO em 2022 com Toyota Yaris, virou 1min47s095 em sua melhor passagem, apenas 0s042 atrás da dupla, que cravou 1min47s053 na Classificação 1. Na categoria B, Augusto Freitas terminou na frente com Chevrolet New Onix, sendo o quinto na tabela geral.
O início da temporada tem sido de adaptação para Lançoni e Rossoni. Depois de anos correndo com Volkswagen Gol, o duo migrou para o Chevrolet New Onix. E logo na primeira etapa, a parceria conquistou a posição de honra do grid. Na B, Augusto Freitas foi novamente o pole.
“Foi muito legal. Tivemos pouco tempo para trabalharmos no carro. Mas fizemos quatro treinos hoje, deu pra gente se adaptar, deu tudo certo. Acho que a equipe fez um belo trabalho, encaixei tudo na última volta da classificação, então vamos com tudo em busca da vitória e, se Deus quiser, do título brasileiro no fim do ano”, disse Lançoni.
A segunda classificação teve Pablo Alves como dono da volta mais rápida. Entretanto, o paraense radicado em Goiás teve seu melhor tempo deletado por ter excedido o limite de velocidade na zona de boxes. Desta forma, a pole da Corrida 3 ficou com Gui Sirtoli. O cascavelense volta a Goiânia, onde brilhou na última etapa do ano passado na Turismo Nacional, tendo vencido cinco das oito baterias da classe TN PRO. Agora, o piloto, a bordo de Chevrolet Onix, tenta ir além e lutar pelo título.
“Viemos com uma boa esperança, especialmente pelo fim da última temporada. E essa pole veio por mérito de todos. Amanhã temos uma chance na corrida também, e largando da ponta tudo fica mais fácil”, afirmou Sirtoli.
Programação e transmissão — Em fim de semana que também contempla a disputa da etapa de abertura da Stock Car Pro Series, a Turismo Nacional abre o sábado acelerando com as duas primeiras da sua temporada. A Corrida 1 tem largada prevista para 9h55 (horário de Brasília). A segunda prova acontece logo depois, às 10h20. No período da tarde, os pilotos da TN voltam ao grid para a Corrida 3, às 14h30, e a quarta disputa do dia será realizada em seguida, às 15h. Todas as quatro corridas da Turismo Nacional no sábado terão 15 minutos mais uma volta.
No domingo, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil realiza uma prova no período da manhã e outra à tarde. Às 8h55, está prevista a largada da Corrida 5, enquanto a disputa que vai fechar a primeira etapa do campeonato começa às 13h55. As duas últimas provas do cronograma da TN terão 20 minutos mais uma volta.
Além do YouTube oficial da categoria, a Turismo Nacional também será transmitida ao vivo pela Twitch da Tribo do Gaules pelo streamer Velho Vamp, em mais uma novidade para a categoria em 2023.
Turismo Nacional, etapa 1, Goiânia, Classificação 1 (cinco primeiros):
1º – Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), 1min47s053
2º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 1min47s095
3º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), 1min47s399
4º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), 1min48s201
5º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), 1min48s279
Classificação 2 (cinco primeiros):
1º – Gui Sirtoli (A, Chevrolet New Onix), 1min48s913
2º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), 1min49s018
3º – Cesar Labrea/Faruk Araújo (A, Chevrolet New Onix), 1min49s387
4º – Rogério Elger (A, Chevrolet New Onix), 1min49s497
5º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), 1min49s717