A Turismo Nacional concluiu neste domingo (25), no Autódrmo Velocitta, a disputa da quinta etapa da temporada 2024, em jornada válida também pela quarta etapa do campeonato Sprint.
Ao longo do fim de semana, Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, recebeu seis corridas da categoria, em dois cenários muito distintos para os pilotos. Se o sábado foi marcado pelo ar seco, céu encoberto e muito calor, o domingo foi de frio, chuva, neblina e uma pista bastante desafiadora para os competidores, que colocaram à prova todo o talento e experiência.
As vitórias na categoria A neste domingo ficaram com dois dos principais concorrentes aos títulos Overall e Sprint em 2024. Juninho Berlanda faturou sua segunda vitória no fim de semana ao cruzar a linha de chegada na frente na Corrida 5. Já Ernani Kuhn, partiu da sétima colocação no grid, escalou o pelotão com propriedade mesmo com todas as dificuldades em razão das condições climáticas e fechou a etapa no topo do pódio, alcançando assim seis primeiros lugares na temporada.
João Cardoso reagiu na quinta prova da etapa e a primeira deste domingo ao finalizar na frente correndo na categoria B. Entretanto, na última disputa do fim de semana, Daniel Nino comprovou a condição de grande destaque da classe com mais um triunfo, o seu quarto na jornada do Velocitta. As glórias entre os “rookies” ficaram repartidas entre Augusto Sangalli e Victor Manzini.
O alinhamento inicial da quinta prova da etapa foi definido pela inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 4, realizada no último sábado. Desta forma, Dorivaldo Gondra teve o direito de largar na frente, mas enfrentou problemas e iniciou a disputa dos boxes. Desta forma, João Cardoso, concorrente ao título na categoria B, puxou a fila. Outro que enfrentou problemas antes da largada foi Rafa Reis, que largaria do oitavo lugar.
A prova teve belos pegas, como a batalha lado a lado envolvendo Guilherme De Bellis e Ernani Kuhn, e mais atrás Marcus Índio travou duelo com Gui Sirtoli, mostrando todo o DNA da Turismo Nacional da largada à bandeira quadriculada. As vitórias ficaram com João Cardoso na classificação geral e na categoria B, de ponta a ponta; e com Juninho Berlanda — segundo colocado no geral — na divisão A. No top-3 da prova, Sangalli foi novamente o ‘rookie’ melhor colocado, como aconteceu nas quatro corridas de sábado.
Por sua vez, Juninho Berlanda somou mais uma conquista, a segunda no fim de semana e a sétima no campeonato, sendo o piloto com mais triunfos na categoria A.
A chuva se intensificou e trouxe uma densa neblina para o desfecho do fim de semana no Velocitta. Com a pista ainda mais difícil para os pilotos, a Corrida 6 teve Arthur Scherer puxando a fila, com Enzo Gianfratti ao seu lado. Rodrigo Elger largou em terceiro, seguido por Augusto Freitas e Daniel Nino.
Vencedores da prova da manhã, Juninho Berlanda e João Cardoso partiram em nono e décimo, respectivamente. Scherer partiu na frente, mas foi a primeira vítima do asfalto traiçoeiro e viu Enzo Gianfratti assumir a primeira posição, seguido por Rodrigo Elger,
De líder, Arthur caiu para terceiro, seguido por Augusto Freitas e Daniel Nino, o melhor colocado na categoria B. Mesmo com condições bastante difíceis, os pilotos da TN deram um show na pista e travaram grandes disputas.
Ernani Kuhn, por exemplo, escalou o pelotão e subiu de sétimo para o segundo lugar, abrindo caminho com belas ultrapassagens. Rodrigo Elger vinha em terceiro, à frente de Daniel Nino e Juninho Berlanda, que fechava o top-5. Outro destaque da prova foi o experiente Edson do Valle, que travou duelo de gigantes com Pablo Alves.
Edson Do Valle se consolidou como o protagonista da prova. Com várias ultrapassagens, o piloto radicado em Goiano subiu para sexto após superar Rodrigo Elger, consolidando uma escalada de 12 posições após ter largado em 18º. Lá na frente, Ernani Kuhn apertou o ritmo e se aproximou de Gianfratti nas voltas finais para lutar pela vitória. O cuiabano fez a ultrapassagem na nona volta com direito a um ‘X’ na Curva da Mata e assumiu a liderança.
Ernani coroou uma grande corrida com a vitória no Velocitta, triunfando assim pela sexta vez no ano. Daniel Nino fechou em terceiro no geral e faturou seu quarto primeiro lugar no fim de semana na categoria B, enquanto Victor Manzini foi o melhor ‘rookie’ da prova.
“Curiosamente, a pista estava bem melhor para mim agora do que pela manhã. Estava muito mais gostoso de guiar. Tive de usar a cabeça para lidar com os adversários e na hora de ultrapassar. O líder estava com uma diferença bem grande, então procurei não errar. Graças a Deus, consegui chegar e marquei uma vitória neste fim de semana”, disse Kuhn.
A Turismo Nacional volta a acelerar em três semanas, entre 13 e 15 de setembro, com a disputa da sexta etapa da temporada e a quinta do campeonato Sprint. A jornada será realizada o Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.