Por Eduardo Azeredo
A V8 Supercars, principal categoria do automobilismo australiano, começou hoje com a tradicional prova das 500 milhas de Adelaide. A primeira prova contou com o domínio do atual campeão Jamie Whincup dominando a maior parte das 78 voltas da prova.
Whincup vacilou na largada deixando a liderança para seu companheiro de equipe, Craig Lowndes, caindo para quinto lugar. A partir de então, a prova de Whincup foi perfeita, recuperando a liderança nas 20 primeiras voltas.
Tudo indicava uma dobradinha do TeamVodafone, até que a 4 voltas do final Lowndes teve problemas na direção e acabou ficando com um 19º lugar. Enquanto Garth Tander, que também dava sinais de que conseguiria um pódio, teve um problema similar ao de Lowndes (vazamento de fluidos da direção) abandonando na volta 67.
Com isso o podium acabou sendo completado por Lee Holdsworth e Will Davison, que se recuperou de uma rodada ocasionada pelo líquido deixado pelo carro de seu companheiro Tander.
A corrida também foi marcada por um lance polêmico entre o companheiro de Holdsworth, Michael Caruso, e Greg Murphy. Caruso foi jogado para o muro por Murphy tendo seu carro completamente destruído.
Classificação dos 10 primeiros (Piloto/Carro):
1) Jamie Whincup, FG Falcon
2) Lee Holdsworth, VE Commodore
3) Will Davison, VE Commodore
4) Steven Johnson, FG Falcon
5) Jason Richards, VE Commodore
6) Shane Van Gisbergen, FG Falcon
7) Todd Kelly, VE Commodore
8) Russell Ingall, VE Commodore
9) Cameron McConville, VE Commodore
10) Rick Kelly, VE Commodore