A W Series completou seus três dias de testes e anunciou os 28 nomes que avançaram para a próxima fase de qualificação.
A nova série de monopostos exclusiva para mulheres começou com 54 pilotas no teste em Melk, na Áustria, incluindo a brasileira Bruna Tomaselli.
Entre os jurados estavam o ex-piloto da Fórmula 1 David Coulthard e Alexander Wurz, e o ex-piloto da IndyCar Lyn St.James além do ex-diretor esportivo da McLaren, Dave Ryan.
As 28 qualificadas serão agora testadas em Almeria, Espanha, durante quatro duas durante o mês de março. Elas estarão pilotando o novo carro da W Series, o Tatuus-F318 semelhante ao da Fórmula 3.
De acordo com a CEO da W Series, Catherine Bond Muir, as pilotas que não se qualificaram neste ano terão a oportunidade de se candidatar novamente para o campeonato de 2020.
“Todas as pilotas que participaram da qualificação da W Series aqui em Wachauring (Melk, Áustria) são superestrelas, cada uma delas”, disse ela.
“Mas o triste é que nem todas vão continuar no próximo estágio do nosso programa de seleção de pilotos. Assim são as competições. Assim é o esporte. Assim são as corridas.
“Então, para todas que conseguiram passar para o próximo estágio, eu digo: ‘parabéns e boa sorte em Almeria (Espanha) no mês de março, a etapa final do nosso programa de seleção de pilotos.
“E para aquelas que não conseguiram passar para o próximo estágio, eu digo: ‘obviamente, hoje é um dia triste’. Mas uma coisa que eu vi nos últimos três dias, e que me impressionou muito é que todas e cada uma de nossas pilotas que participaram da qualificação são fortes, corajosas e fortes.
“E, claro, vamos, portanto, incentivá-los a trabalhar duro nos próximos meses e, em seguida, considerar a possibilidade de se inscrever novamente para a temporada 2020 da W Series quando chegar a hora.”
Tomaselli era a única representante do Brasil nas qualificações da série exclusiva para mulheres, que acompanhará o DTM como corrida de abertura em 2019. A brasileira declarou que foi o “maior e melhor” evento que já participou, e que não sabe os motivos que a levaram ficar de fora da lista das 28 qualificadas para os testes finais na Espanha.
“Fala galera, acabaram os testes hoje, depois de vários testes, físicos, testes em uma pista cheia de neve e diferentes traçados, carros diferentes e uma race of champions (que eu terminei entre as 16 primeiras) saiu o resultado das classificadas para a próxima fase”, disse Tomaselli em seu Twitter.
“Infelizmente não estou nessa lista, os resultados de cada atividade não foram divulgados então não sei dizer qual foi meu ponto fraco. O evento foi um dos maiores e melhores que já participei e vou levar grandes aprendizados pra sempre (principalmente pilotar na neve)”, declarou a brasileira em sua conta na internet.
“Muito feliz em ver todas essas mulheres lutando junto para mudar a realidade do esporte mundial”, concluiu.
Confira a lista com as 28 qualificadas:
Sarah Bovy, Bélgica
Jamie Chadwick, Reino Unido
Sabre Cook, EUA
Natalie Decker, EUA
Marta Garcia, Espanha
Megan Gilkes, Canadá
Grace Gui, China
Esmee Hawkey, Reino Unido
Jessica Hawkins, Reino Unido
Shea Holbrook, EUA
Francesca Linossi, Itália
Vivien Keszthelyi, Hungria
Emma Kimilainen, Finlândia
Natalia Kowalska, Polônia
Stephane Kox, Holanda
Miki Koyama, Japão
Milou Mets, Holanda
Sarah Moore, Reino Unido
Tasmin Pepper, África do Sul
Vicky Piria, Itália
Alice Powell, Reino Unido
Gosia Rdest, Polônia
Naomi Schiff, Bélgica
Shirley Van Der Lof, Holanda
Beitske Visser, Holanda
Alexandra Whitley, Austrália
Fabienne Wohlwend, Liechtenstein
Caitlin Wood, Austrália
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – “Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS | FÉRIAS F1MANIA”:
“Schumacher não respira com ajuda de aparelhos”, diz jornal britânico:
Confira os melhores momentos da Fórmula E em Santiago:
EQUIPES E PILOTOS | FORMULA E 2018/2019 | Campeonato ABB FIA Fórmula E
Assista ao “RESUMÃO” das novidades da F-E para temporada 2018/2019?